OLYMPIC AND WORLD CHAMPION - ILIAS ILIADIS - GRÊCIA

OLYMPIC AND WORLD CHAMPION - ILIAS ILIADIS - GRÊCIA

14jun2020. O judoca grego Ilias Iliadis teve o privilégio de alcançar feitos que a maioria dos atletas anseiam.

Com 17 anos, ele ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e 4 anos depois carregou a bandeira de seu país na abertuda dos Jogos de Pequim 2008. Depois viriam 6 medalhas em campeonatos mundiais sendo 3 ouros (2010, 2011 e 2014), 2 campeonatos europeus (2004 e 2011) e o bronze nos Jogos de Londres 2012.

Pai de 2 crianças, Ilias é um homem feliz. "Sou feliz em ser pai. Sinto o que outros pais sentem. Claro, minhas crianças são felizes sobre o que fiz. Eles ficam tão orgulhosos quando vão para escola e falam quem eu sou. Estou viajando muito e fico longe bastante. Sinto falta de casa. Mas agora, mesmo antes de me tornar campeão olímpico, quero que meus filhos sejam boas pessoas, bons seres humanos, campeões olímpicos na vida."

Ilias conta que ganhar o bronze em Londres 2012 foi tão difícil quanto ter ganho o ouro em 2004. No judô é muito difícil um atleta reinar absoluto em sua categoria. Ilias ainda mudou de categoria após Atenas e chegou em 2008 machucado. "...os médicos disseram para eu parar por um mês, mas eu apenas parei uma semana e isso foi um grande erro." Ele se machucou muitas vezes até que em 2010 disse a seu técnico que se não ganhasse uma medalha desistiria do judô. O bronze no Europeu reacendeu sua motivação e ele foi capaz de ganhar dois mundiais seguidos. 

Em Londres, Ilias estava tão estressado que mal pode dormir antes das lutas. O bronze teve sabor de ouro pois a Grécia só ganhou 2 medalhas em todos os esportes.Logo depois da conquista ele proclamou: "Eu dedico ela primeiro a Deus, depois para todos os gregos," disse aos repórteres gregos. "Eu louvo a Deus! Esta medalha irá para o Monte Santos de Athos." Uma semana depois ele visitou o Holy Monastery de Vatopaidi no Monte Athos, e após se encontrar com Elder Ephraim, ele ofereceu sua medalha para adornar a pintura de Panagia Paramythia.

Fontes
https://www.ijf.org/news/show/ilias-iliadis-the-way-to-become-a-champion-in-life
https://www.johnsanidopoulos.com/2013/03/olympian-ilias-iliadis-fulfills-his.html