OLYMPIC and WORLD CHAMPION WRESTLING - DAN GABLE (USA)

OLYMPIC and WORLD CHAMPION WRESTLING - DAN GABLE (USA)

25abr2021. Danny Mack Gable é considerado um dos maiores lutadores livres de todos os tempos. Ele venceu o Mundial em 1971 e o ouro nos Jogos de Munich 1972, vencendo todas as seis lutas sem perder um ponto se quer.

Sua carreira universitária foi impressionante, vencendo 117 lutas e perdendo apenas a final que lhe daria seu terceiro título de NCAA. Gable foi um dos três únicos lutadores a ser incluído no Hall da Fama da luta livre na categoria Lendas em 2012 e em 2020, ele recebeu do presidente Donald Trump a Presidential Medal of Freedom.

Como técnico da Universidade de Iowa entre 1967 e 1997, o time registrou um recorde de 355 vitórias, 21 derrotas e 5 empates. Ele treinou 152 lutadores, 45 campeões nacionais e 12 atletas olímpicos, incluindo 8 medalhistas. "Sinto que todos os dias preciso alcançar metas em minha vida," disse em entrevista à CBN. "E todo dia preciso ajudar pessoas que estão associadas comigo ou com meu esporte ou minha profissão ou minha família. Sempre penso a frente de algo todo o tempo."

Dan era um atleta talentoso em todos os esportes no colegial mas escolheu a luta para se dedicar. Seus pais o apoiavam e estavam presentes em todos os treinos. Também se certificaram de que ele e sua irmã soubessem que a coisa mais importante na vida era família e a fé em Jesus Cristo. "Eu não me lembro de não ter uma fé forte," disse. "E o que isso faz para você é te dar esperança, te dá mais disciplina."

A fé de Dan foi estimulada no segundo ano de universidade por uma palestra do 2x campeão olímpico e pastor Bob Richards e depois pelo seu livro Heart of a Champion. "Ele disse, 'Pode soar estranho mas muitos campeões se tornam campeões por causa das adversidades. Eles são campeões porque eles foram machucados.' " 

Dan não tinha idéia do que era sofrer até que sua irmã foi brutalmente estrupada e assassinada em sua casa. Mas em vez dele deixar esse evento definir sua vida, ele se voltou novamente para o livro do reverendo Richards  "Quando me voltei para este livro, não era apenas sobre performance e esporte, era tudo sobre fé, você sabe. E, 'whoa, isto está me ajudando. Está realmente ajudando," disse Dan citando uma passagem. "Ás vezes na vida, Deus nos dá uma dificuldade para revelar um espírito de luta." E ele teve isso, pois a luta livre se tornou um escape para sua dor, sendo vitorioso durante sete anos.

Dan se aposentou aos 49 anos e exerceu um papel importante no mundo da luta olímpica. Também escreveu três livros e protagonizou ele mesmo no filme The Last Champion. 

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Dan_Gable
https://www1.cbn.com/american-wrestler-dan-gable%E2%80%99s-never-ending-faith

Alexandre Augusto de Oliveira

Parceiros

Informática LivreSportplan Triathlon