1899 ICA TRACK CYCLING WORLD CHAMPION -  MARSHALL "MAJOR" TAYLOR (USA)

1899 ICA TRACK CYCLING WORLD CHAMPION - MARSHALL "MAJOR" TAYLOR (USA)

09abr2023. Marshall "Major" Taylor pode ter sido o maior velocista americano de todos os tempos. Ele venceu a prova de sprint do Mundial em 1899 realizado em Montreal e o campeonato americano em 1900, além de estabelecer vários recordes mundiais em sua curta carreira e superar os melhores velocistas do mundo na Europa e Australasia entre 1901 e 1904.

Ao vencer o Mundial, ele se tornou o primeiro afro-americano a se tornar campeão mundial e o segundo atleta negro a vencer um Mundial em todos os esportes, após o boxeador canadense George Dixon em 1890.

Taylor não competiria em outro Mundial e em muitas outras provas na Europa até o fim de sua carreira em 1909 porque, como um cristão devoto, ele se recusava a competir aos domingos. Ele também sempre carregava sua Bíblia nas viagens e começava cada corrida com uma oração silenciosa.

Assim que Taylor foi ganhando notoriedade como amador e profissional, sua carreira foi marcada pelo racismo. Alguns se recusavam a competir na mesma prova, outros intimidavam, insultavam verbalmente e haviam várias ameaças físicas durante a prova, como ombradas e ser encaixotado para que ele não esprintasse.

Taylor explica detalhes destes incidentes e de sua carreira em sua autobiografia, O ciclista mais rápido do mundo: a história da coragem indomável de um menino de cor e sucesso contra grandes desigualdades: uma autobiografia (1928). De acordo com seu livro, Taylor afirmou que não tinha arrependimentos e "nenhuma animosidade em relação a nenhum homem", mas sua autobiografia incluía indícios de que seu tratamento como competidor não foi leal: "Sempre joguei o jogo de forma justa e tentei o meu melhor, embora nem sempre me fosse dado um acordo correto ou algo parecido."

Taylor ainda correu depois de um hiato entre 1904 e 1906, e quebrou mais recordes na Europa mas se aposentou definitivamente em 1910. De acordo com os próprios escritos do ciclista, sua fé desempenhou um papel importante em sua determinação. "Com... a ajuda de Deus, fui capaz de superar até certo ponto aquela amarga intensidade de sentimento, ou pelo menos o suficiente para realizar o maior objetivo da minha vida..." disse.


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Major_Taylor#cite_note-FOOTNOTERitchie1988129-127

https://www.bbc.com/sport/cycling/59063160

https://www.indystar.com/story/entertainment/arts/2022/03/04/major-taylor-fastest-cyclist-in-the-world-exhibit-indiana-state-museum/6851630001/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira