2010 IAAF WORLD CROSS COUNTRY CHAMPIONSHIP Joseph Ebuya

2010 IAAF WORLD CROSS COUNTRY CHAMPIONSHIP Joseph Ebuya

26set2010. Quando se trata de Mundial de Cross Country ou em 5000m e 10000m em pista o favorito absoluto sempre é Kenenisa Bekele da Etiópia, 11 vezes campeão mundial XC e 5 vezes nos 5/10km. Entretanto o ano não começou bem para Bekele. Joseph Ebuya do Quênia ganhou a primeira prova de XC da temporada, deixando Bekele em quarto e chegou confiante para o Mundial realizado dia 28 de março em Bydgoszcz, Polônia. "Eu não posso me vangloriar que eu ganharei dele na Polônia. Eu trabalharei duro nos confrontos com Chepkok e Masai na seletiva nacional. O resto eu deixo para Deus, " comentou o soldado antes do mundial.

O determinado atleta de 23 anos é corredor das Forças Armadas do Quênia e teve que lutar uma guerra para entrar na Seleção do país. De família pobre, sua família não pode levá-lo a escola, pois tinha que ficar em casa cuidando das cabras. Ele começou a correr de calça jeans e sapato de couro.

Joseph estreiou na Categoria Senior do Mundial XC em 2008, obtendo um ótimo resultado, quarto lugar. No mundial de Berlin 2009, alcançou um desastroso 13 lugar, explicado por uma lesão. Então teve que trabalhar duro e para vencer Bekele no Meeting deste ano, Ebuya contou seu segredo: "Fui para Edinburgh queimando de vontade de vencer. Aquele dia, antes de ir pra cama eu orei a Deus para permitir ganhar de Bekele."

O satisfeito Ebuya dá créditos pelo seu sucesso a Deus e ao Centro de Treinamento Queniano. "Nós oramos o dia inteiro e parte da noite pela vitória e estou muito feliz que a equipe queniana venceu," contou o campeão, que também admitiu que a corrida teria sido difícil se Bekele estivesse na prova.

http://www.standardmedia.co.ke/sports/InsidePage.php?id=2000006734&cid=39&story=Athletes%20get%20heroic%20welcome
http://www.nation.co.ke/sports/athletics/-/1100/846330/-/re43i8z/-/index.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira