2010 WORLD ROWING CHAMPIONSHIPS Great Britain Women's Quad
29-07nov2010. O campeonato mundial de remo 2010 aconteceu este ano no Lago Karapiro, Nova Zelândia. A Grã-Bretanha superou os rivais no número de medalhas com 4 ouros, 4 pratas e 1 bronze. O remo se popularizou na Inglaterra do séc. XIX quando as universidades Oxford e Cambridge organizavam regatas. O inglês Steve Redgrave é um dos maiores vencedores com 5 ouros (1984-2000).
Das medalhas conquistadas em 2010, uma delas vem de uma atleta que desde 2004 vem perseguindo a glória olímpica. Debbie Flood conquistou o tricampeonato mundial este ano mas a prata em 2004 e 2008. Ela continua treinando muito em busca do objetivo e a pressão é cada vez maior: "Nós treinamos em qualquer condição climática sete dias por semana com apenas três semanas de descanso por ano. Não temos finais de semana, nem podemos dormir mais pela manhã, treinamos no sol e no vento e na chuva e granizo e não é fácil. Aí tudo isso é para uma prova, e você tem que fazer certo. Resumindo tenho treinado por 11 anos por uma prova de 6 minutos. Quanta pressão você tira disso."
Mas Debbie tem outra missão, além dos treinamentos pesados. Após os Jogos de Atenas 04, decidiu trabalhar com crianças desajustadas. "Comecei ajudando crianças que estavam três ou quatro anos atrasadas... então decidi me colocar na mais extrema posição fazendo trabalhos na Instituição Penal para jovens...", conta. Claramente sua fé permite lidar com o rigor desta profissão. Debbie não se intimida em discutir sobre crenças e religião. Para ela, tudo faz parte do plano de Deus para sua vida como igreja. "Realmente acredito que Deus me colocou no remo para ser sua testemunha. Há muitos cristãos no remo. Como outros encontrarão a Deus?", explica a campeã que se batizou com 21 anos na Guiseley Baptist Church e é porta-voz da Christian in Sport, uma organização que trabalha para superar a timidez no Esporte Britânico.
http://www.guardian.co.uk/sport/2008/aug/06/olympics2008.olympicsrowing
http://www.challengenewsline.com/index.php/Issue-606/Going-for-gold-this-time.htm