2011 WORLD ATHLETICS CHAMPIONSHIP Daegu - QUENIA

2011 WORLD ATHLETICS CHAMPIONSHIP Daegu - QUENIA

04set2011. Com 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 4 de bronze, o Quênia termina este Mundial 2011 em terceiro lugar graças ao favoritismo de seus corredores de fundo, entre eles, Vivian Cheruiyot, bicampeã nos 5000m e campeã dos 10000m; Edna Kiplagat, vencedora na Maratona de Nova Iorque; David Rudisha nos 800m, o novo ídolo do Quênia e atleta do ano em 2010 (IAAF e Revista T&F); o campeão olímpico dos 1500m Asbel Kiprop; Ezekiel Kemboi, campeão olímpico e bicampeão mundial dos 3000m com obstáculos e Abel Kirui, bicampeão da maratona.

O maior feito foi de Vivian, que se tornou a segunda mulher na história a vencer o double 5k e 10k, após Tirunesh Dibaba no Mundial 2005. "Nós planejamos fazer um trabalho de equipe mas eu sabia que estava forte suficiente para fazer o que prometi aos quenianos. Agora, estou tão feliz, tão motivada, o melhor que já senti e eu agradeço a Deus, meu marido e todos os quenianos pelo apoio e dedico isto a eles," falou na entrevista após a prova a jovem favorita ao double em Londres 2012. "O que me faz quem eu sou é o cuidado do meu marido," homenageando o homem que cozinha e a leva aos treinos.

Kirui também prometeu a vitória em Londres. "Se você me der o cargo de inspetor-chefe de polícia, te entregarei a maratona dos Jogos Olímpicos," brincou o bicampeão que estava defendendo o título. "Estava difícil contra competidores fortes mas Deus me deu forças... Corrida não é só pernas. É também mente," contou o atleta que apontou para o céu na chegada, se ajoelhou em oração e dançou como o compatriota Ezequiel Kemboi. "Eu estava regozijando pelo meu Deus e pelo meu sucesso" Ele também pensou no campeão olímpico Samuel Wanjiru,
falecido em Junho deste ano.

David Rudisha tem reinado absoluto nos 800m. Após bater duas vezes o recorde mundial em 2010, numa temporada de 12 vitórias, é o favorito para Londres. "Foi duro, minha sapatilha quase saiu e acredito que seria o fim de minhas chances mas graças a Deus, ficou seguro,” disse o novo rei dos 800m que também comemorou apontando para o alto e é um exemplo de humildade durante as entrevistas.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira