2012 Figure Skating World Championship

2012 Figure Skating World Championship

31mar2012. Carolina Kostner da Itália entrou para a história ao se tornar a primeira campeã mundial italiana na Patinação Artística. Campeã Européia e medalhista de bronze no último mundial, Kostner aterrizou várias combinações de salto triplo com graça e precisão, superando as japonesas Daisuke Takahashi (Prata) e Akiko Suzuki e Yuzuru Hanyu (Bronze). "Este é meu 10° campeonato mundial e não consigo descrever como me sinto alcançando este sonho," contou a jovem de 25 anos. "Lá no fundo do meu coração eu sabia que tinha uma chance de vencer. Treinei tão pesado e tinha lindos programas, meu objetivo principal era mostrar o quanto eu amo o patinação artística."
Esta temporada tem sido inacreditável para Carolina. Além do título mundial e do Campeonato Europeu, ela ganhou o ouro no Grand Prix Final e terminou a temporada como número 1 do Ranking Mundial ISU. Carolina tem aprendido o que realmente importa no esporte e na vida, principalmente após os momentos difíceis que passou após o Mundial de Vancouver 2001 e os resultados ruins nos Jogos de Turim 2006 e Vancouver 2010. "Na carreira esportiva, graças a fé, eu sempre olhei para o essencial do que estava acontecendo comigo," explicou para o Servizio per la Promozione del Sostegno Economico alla Chiesa Cattolica em Setembro de 2011. "Os sacerdotes neste sentido, são as figuras que mais nos ajudam a fazer a diferença, para entender o que realmente importa. Sua ajuda espiritual consiste em nos dar uma alternativa de visão, profundidade de nossa existência. Que é uma alternativa para quando desanimarmos perante o declínio social, corrupção, empobrecimento de perspectivas, e parece impossível que as coisas mudem."
Graças à família e à liberdade que a fé lhe proporcionou, ela pode se recuperar e se tornar uma campeã. "Nem sempre vou à missa, porque muitas vezes coincide com os treinamentos. Mas minha fé pessoal está sempre presente, é um diálogo face a face, que tem preenchido meus desafios e decisões diárias. Por exemplo, a fé em Deus me ajuda a acreditar em meus sonhos, especialmente em tempos difíceis," confessou a campeã que namora com o campeão olímpico de marcha atlética em 2008 Alex Schwarzer. "A confiança que temos um no outro vem daí."

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira