2012 UCI Track Cycling World Championship

2012 UCI Track Cycling World Championship

08abr2012. O Mundial de Ciclismo de Pista aconteceu em Melbourne, Austrália entre os dias 04 e 08 de abril. Em 2011 a Austrália dominou o quadro de medalhas com 8 ouros e 12 medalhas no total. Entretanto neste Mundial, o Reino Unido mostrou que está pronto para os Jogos Olímpicos e faturou 6 ouros e 13 medalhas no total, ficando em segundo no quadro geral. Pela Grã-Bretanha Laura Trott foi o destaque com 2 medalhas de ouro, no Omnium e na Perseguição por Equipes, com novo recorde mundial (3:15.720). No masculino, Ben Swift faturou um ouro no Scratch 15km e duas pratas na Corrida por Pontos de 40km e no Madison 50km. Entre os Australianos, Anna Meares também faturou 2 ouros no Contra-Relógio 500m com novo recorde mundial (33.010 seg) e no Keirin, além de uma prata no Sprint por Equipes.
A controvérsia ficou por conta do campeão no Sprint Masculino Grégory Baugé da França. O velocista oito vezes campeão mundial (5 vezes por equipe e 3 vezes individual) foi punido retroativamente por 1 ano, perdendo dois títulos mundiais do Mundial 2011. A punição foi
causada por Grégory não atualizar o programa de localização da Federação Internacional. "Eu sei, graças a Deus, que superarei todos estes obstáculos diante de mim para estar no melhor nos Jogos Olímpicos," declarou o atleta de Guadaloupe que acha que a suspensão não atrapalhou sua preparação.  "Honestamente não. Tenho uma mente muito forte. Continuarei trabalhando..."
Campeã absoluta no último mundial. Anna Meares começou mal este mundial, obtendo o terceiro lugar no Sprint e a prata por Equipes, mas se redimiu vencendo o Contra-Relógio e o Keirin. "O público... Deus, o público foi maravilhoso, eles me levaram no final," contou a campeã de 28 anos que neste mundial e nos Jogos de Pequim 2008 foi superada pela britânica Victoria Pendleton no Sprint. "Eu estava apenas oh obrigado Deus, estou indo para Pequim. Aquilo é tudo. Tempo não importa, apenas meu nome na passagem do avião," disse.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira