2016 NCAA Men´s DI Basketball Tournament

2016 NCAA Men´s DI Basketball Tournament

04abr2016. A 78a edição do Campeonato Universitário Americano começou em 15 de março de 2016 e foi concluída com o Final Four, onde o Villanova Wildcats conquistou seu segundo título ao superar o Oklahoma na semifinal e o North Carolina Tar Heels na final. Foi uma das melhores finais da história da NCAA e a mais competitiva de todas. O Tar Heels empatou o jogo faltando 4.7 segundos e os Wildcats venceram por 77 a 74, com uma cesta de Kris Jenkins no segundo final . Mergulhado em confetes, o melhor jogador da partida, Ryan Arcidiacono, correu para abraçar Jay Wright, escolhido técnico do ano. No último tempo da partida, faltando 4.7 segundos, Wright não disse nada. Eles sabiam a jogada que deveriam fazer, treinado exaustivamente mas que nunca dava certo pois os reservas sempre sabiam para onde a bola ia.

Wright agradeceu a Deus, aos pais de seus jogadores e os jogadores em si. Ele deu ao público muitas razões para amar seus queridos jogadores. Mas os jogadores não viam a hora de sair dali para comemorar e beber juntos. "Nós da Villanova somos bons em fazer três coisas juntos," disse Wright. "Nós oramos juntos. Nós vamos pros jogos juntos. E nós bebemos juntos."

A parada de comemoração pela vitória levou milhares de fãs às ruas da Philadélfia. "Quando vi (o tamanho da multidão) fiquei chocado, sem fala," disse Kris Jenkins, que arremessou para a vitória na final. "Esta semana toda tem sido louca, alegre e humilde -  nõs estamos apenas retribuindo aos fãs, pelo que fizeram por nós." Antes de jogar no Villanova, Jenkins teve que tomar uma difícil decisão de mudar de cidade e ficar longe da família ainda adolescente. "Foi uma benção disfarçada," explicou em 2013. "Foi duro, ficando longe (dos pais). Mas tive que manter meus olhos no prêmio. Tive que ficar focado. Deus me abençoou com a oportunidade de, se eu trabalhasse duro, iria ser capaz de me estabelecer."

Jay Wright também teve que tomar uma difícil decisão em seu primeiro ano de Villanova. Aceitar uma proposta melhor ou permanecer no time. Parece que essa foi a decisão correta ao se preparar para sua terceira final four enquanto que o Rutgers (time que fez a proposta) está contratando seu quinto técnico neste período. "Nunca pensei sobre isso," disse Wright. "Apenas penso que foi parte do plano de Deus. E se foi plano de Deus, eu descobriria. Nunca penso sobre o que aconteceu. Mas todo tempo alguém relembra isso, acho que sou sortudo e quão perto estive e o destino trabalhou para mim porque eu teria aceito aquele emprego."

 

Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/2016_NCAA_Men%27s_Division_I_Basketball_Tournament#National_Championship
http://www.usatoday.com/story/sports/ncaab/finalfour/2016/04/05/villanova-wins-ncaa-title-jay-wright-kris-jenkins/82643288/
http://www.dailylocal.com/article/DL/20160408/NEWS/160409799
http://www.villanova.com/sports/m-baskbl/spec-rel/102913aaa.html
http://www.mcall.com/sports/college/mc-villanova-ncaa-wright-0331-2-20160331-story.html
 

 

 

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira