2017 WORLD SHORT TRACK SPEED SKATING CHAMPS - CHINA NATIONAL TEAM

2017 WORLD SHORT TRACK SPEED SKATING CHAMPS - CHINA NATIONAL TEAM

12mar2017. No Mundial de pista curta realizado em Rotterdam, Holanda, grandes potências da patinação de velocidade brigaram por medalhas e pelo favoritismo nos próximos Jogos Olímpicos de Pyeongchang 2018.
A Coréia do Sul conquistou 4 ouros, os donos da casa e a Grã-Bretanha 3 ouros, enquanto que a China ficou com os últimos 2 ouros, dos 500m e revezamento 3000m.
China e outros países precisarão de muita garra para superar os Coreanos donos da casa nos Jogos de 2018. O time chinês contará pela última vez com Li Yan, a primeira medalhista da China na patinação de pista curta.
Yan se aposentou e foi trabalhar nos EUA, onde foi técnica do maior medalhista dos EUA Apolo Ohno. Após os Jogos de 2006, Yan recebeu o convite para trabalhar na equipe nacional chinesa e o resultados nos Jogos de 2010 e 2014 foram 6 ouros, 3 pratas e 1 bronze.
Quando atleta, Yan tinha muita força de vontade, tanto que os professores gostavam dela. Só que como treinadora, alguns membros da seleção não responderam bem aos seus comandos, como a 3x campeão olímpica Weng Meng.
De volta de férias aos EUA, Yan encontrou um pastor que orou para que ela ganhasse força para superar seus pensamentos negativos. Ela havia se tornado cristã junto com seu marido após conhecer um Centro de Estudo de orações no período que se iniciou como treinadora nos EUA.
Yan queria aprender mais pois dentro de seu coração sabia que existia um Deus verdadeiro. "Essa é a verdadeira fé, quando você acredita com todo seu coração," testemunhou ao AIA.
Ao retornar a China, Yan começou a mudar totalmente seu comportamento. Se alguém precisasse de algo, ela estaria lá pra ajudar. O sucesso da China nos Jogos de Vancouver 2010, ganhando todas as medalhas no feminino, mostrou que Yan estava no caminho certo. "Mas naquele momento algo importante veio a minha mente: precisamos ser humildes...  eu não podia fazer aquilo sozinha, Deus me deu essa habilidade," disse. "Eu não sou perfeita. E por não ser perfeita, preciso crescer mais em Jesus Cristo e em Deus. Espero que quando os atletas me virem, pensem: nossa técnica é diferente dos outros, porque ela tem amor."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Li_Yan_(speed_skater)
https://athletesinaction.org/olympics/athletes/li-yan

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira