2018 MOUNTAIN BIKE MARATHON WORLD CHAMPIONSHIP - HENRIQUE AVANCINI - BRASIL

2018 MOUNTAIN BIKE MARATHON WORLD CHAMPIONSHIP - HENRIQUE AVANCINI - BRASIL

15set2018. Ele é o primeiro brasileiro campeão mundial de ciclismo e o primeiro a alcançar o pódio de etapas de Copa do Mundo. Aos 29 anos, o atleta da Cannondale tem amadurecido e chegou num nível onde apenas atletas europeus chegam, graças a muito trabalho duro e ao apoio técnico de dirigentes e psicólogos.
Por muito tempo Henrique tinha a preocupação de treinar mais que qualquer um. Ele queria ser uma máquina e desenvolveu a capacidade de sofrer nos treinos, mas ainda assim não conseguia implementar isso nas provas. Até que começou a trabalhar com a psicóloga Alessandra Dutra em 2016 e também com o Gerente de Performance da Cannondale Phil Dixon. Finalmente o brasileiro agora é capaz de usar a força mental de diferentes maneiras.
Além da vitória no Mundial de maratona, ele ficou em 4o lugar no Mundial de Mtbike e graças aos pódios na Copa do Mundo, alcançou o segundo lugar no ranking mundial atrás do atual campeão olímpico e 9x campeão mundial Nino Schurter. "Talvez eu não seja naturalmente bom como esses nomes da lista," disse no facebook após chegar no top2. "Mas meu nome está na lista por entender que Deus nos dá sempre a chance de melhorar. A cada dificuldade, a cada frustação, a cada vitória, a cada crítica, a cada êxito, a cada felicidade, a cada elogio, a cada queda... Sempre há uma ESCOLHA, entre aceitar e se acomodar ou aprender e tentar crescer."
O Brasileiro entendeu também que a vida de um atleta profissional vai além dos treinos. Seu dia começa com uma oração para agradecer o dia. Após um rápido café sai para o primeiro treino. Ele faz de 1 a 4 treinos por dia. Treino neuromuscular, estabilidade e antes do almoço o treino principal que pode chegar a 5h de duração. No fim da tarde faz o "trabalho por trás do trabalho". Elaborar ações, ser ativo nos bastidores, trabalhos sociais, auxílio a outros atletas, etc.  E finalmente depois da fisioterapia ele janta em casa com a esposa, onde vê televisão e lê a Bíblia ou outro livro. "Creio em Deus. Trabalho duro. Pedalo 'limpo'. Sou uma pessoa bem simples e que dá muito valor a família. E procuro sempre contribuir com o meio onde faço parte. Seja na minha cidade ou no meu esporte."
Após a vitória no Mundial ele postou: "Não é sobre títulos. É sobre a mensagem por trás da jornada. Aos que creem, continuem crendo! A vida é uma dádiva de Deus. Campeão Mundial XCM 2018!

Fontes
https://www.acrossthecountry.net/henrique-avancini-ich-bin-arbeiter-kein-phaenomen/
https://www.redbull.com/br-pt/profissao-ciclista-com-henrique-avancini-e-bruna-elias
https://www.facebook.com/henrique.avancini.7/
https://staging.redbull.com/br-pt/exclusivo-5-perguntas-para-henrique-avancini

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira