2019-2020 UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE - FC Barcelona - Espanha

2019-2020 UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE - FC Barcelona - Espanha

11out2020. Na 34a edição do principal torneio de futsal da Europa, o Barcelona derrotou o também espanhol ElPozo Murzia por 2a1, para conquistar seu terceiro título do torneio. Os times russos KPRF e Tyumen ficaram com a terceira e quarta colocações respectivamente.

Os destaques do torneio foram os muitos jogadores brasileiros que se distribuem pelos times da Europa. Renan do time de Chipre Omonia foi o artilheiro com 16 gols. Em segundo também estava Felipe do ElPozo. No time titular do Barça na final estavam Dyego, que marcou o primeiro gol, Ferrão, escolhido melhor jogador do mundo em 2019 e das finais da UEFA e Marcênio. Mas durante o jogo também entraram Esquerdinha, que marcou dois gols na semi-final, Daniel Shiraishi e Ximbinha. No time vice-campeão estavam na linha os brasileiros Leo Santana, que marcou o gol do ElPozo e já foi do Barcelona, Marcel, Felipe e Matteus. 

Com tantos brasileiros jogando em alto nível é comum que muitos deles se naturalizem em outros países para que tenham a chance de jogar em grandes times e em seleções que disputam a Copa do Mundo de 4 em 4 anos. Foi o caso de Leandro Esquerdinha, que jogou entre 2012 e 2017 no Dina Moscow e se naturalizou russo. Mas jogar em alto nível e almejar ser convocado para as seleções nacionais tem seus riscos. Esquerdinha e Ferrão se lesionaram e tiveram a sorte dos adiamentos devido á pandemia COVID-19, retornando para as finais do torneio. "Eu não posso me colocar como favorito," disse Ferrão sobre a ansiedade que antecedia a premiação de melhor do mundo. "Mas graças a Deus esse foi um ano excelente, tanto coletivamente, quanto individualmente... Mas primeiro penso em trabalhar e ajudar a equipe agora na volta da temporada pra tentar estar no meu melhor.

Os brasileiros também agradeceram nas redes sociais, assim como sempre fazem após os gols, a alegria de estarem sendo abençoados.  

"Campeão da Champions League de Futsal. A Deus toda honra e toda glória, tudo é dEle, por Ele e para Ele!. mais uma conquista, outro sonho realizado e muita gratidão.. Grato a Deus, amigos, torcedores... (parte médica, família, esposa)" @esquerdinhamayana 

"No final todo o esforço sempre vale a pena !! Agradeço sempre a Deus por ter vcs em minha vida #CAMPEAOCHAMPIONSLEAGUE" @dyegozuffo

"Campeones de Europa!!!! Enhorabuena a todos Obrigado Deus  #seguimosnaluta"  @marcenio87  

Fontes
https://www.uefa.com/uefafutsalchampionsleague/match/2030561--barca-vs-murcia/
https://www.cbfs.com.br/post/esquerdinha-estou-ansioso-para-ajudar-o-time-a-conquistar-o-titulo-em-malaga
https://www.instagram.com/p/CGPnpRtlPow/
https://www.instagram.com/p/CGOCVeeHMmp/
https://www.instagram.com/p/CGOI8UPAXhi/
https://gmconline.com.br/esportes/futsal/favorito-ao-melhor-do-mundo-ferrao-do-barca-se-prepara-em-maringa/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira