2019 SPEEDWAY GRAND PRIX - BARTOZ ZMARZLIK POLÔNIA

2019 SPEEDWAY GRAND PRIX - BARTOZ ZMARZLIK POLÔNIA

07jun2020. Foi a 25a temporada da era Speedway que decidiu o 74o Campeão Mundial FIM. O título ficou com o polonês Bartoz Zmarzlik que derrotou o estreante Leon Madsen da Dinamarca, enquanto o russo Emil Sayfutdinov ficou em terceiro. Zmarzlik foi o terceiro polonês a se tornar campeão de Speedway depois de Jerzy Szczakiel em 1973 e Tomasz Gollob em 2010.

Ele também foi escolhido Personalidade esportiva do ano, batendo o goleador Robert Lewandowski, o que deixou muitos fãs de futebol desapontados.
Na cerimônia de premiação, Zmarzlik impressionou a todos pela sua humildade e gentileza. "Deus te ajuda em tempos bons e em tempos ruins. Isto nos fortalece e nos encoraja para obter as coisas boas, não apenas no esporte mas no dia a dia," disse o campeão um ano antes numa igreja de Bydgoszcz, em relação a sua decisão de aderir a campanha "Não me envergonho de Jesus."
Speedway é um esporte para pessoas valentes que nas pistas estão dispostas a arriscar a vida, e fora das pistas são playboys que adoram apostas. Mas o campeão 2019 foge deste esteriótipo. Em vez de diversão e emoções, Deus e família  estão em primeiro lugar, a exemplo do esquiador bicampeão olímpico Kamil Stock. "Eu gostava muito das palavras dele sobre Deus. Kamil disse que quando Deus vem em primeiro, tudo vem primeiro. eu tento implementar isso," disse o piloto. Mas Zmarzlik tem um problema neste sentido, porque a maioria das corridas são realizadas no domingo. "Eu vou á igreja todo domingo, mesmo durante a temporada, quando temos muitas tarefas. Isto não é problema pra mim. Isso me ajuda muito, então ir à igreja é um padrão em nossa família," disse.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/2019_Speedway_Grand_Prix
https://rmx.news/article/commentary/when-faith-boosts-performance
https://www.fakt.pl/sport/inne-sporty/bartosz-zmarzlik-gdy-bog-jest-na-pierwszym-miejscy-wszystko-jest-na-pierwszym-miejscu/n6eg4hp

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira