2020 SUMMER OLYMPICS TOKYO  OLYMPIC CHAMPION JANINE BECKIE (CAN)

2020 SUMMER OLYMPICS TOKYO OLYMPIC CHAMPION JANINE BECKIE (CAN)

23OUT2022. O caminho da atacante Janine Beckie rumo a seleção canadense que ganharia o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 foi bem tortuoso.

Nascida em Highlands Ranch, Colorado, Beckie fez parte das equipes juvenis dos Estados Unidos e morou nos EUA a maior parte de sua vida. Mas seus três irmãos e pais nasceram no Canadá, dando a Beckie dupla cidadania. 

Quando lhe foi oferecida a oportunidade de representar o país de sua família, ela aproveitou. 

A fé de Beckie foi testada quando ela foi uma das finalistas cortadas da lista do Canadá para a Copa do Mundo de 2015. A decepção levou Beckie a manter sua identidade centrada em Deus e não em sua carreira. “Embora eu tenha crescido na Igreja e tenha dado minha vida a Cristo quando adolescente, eu ainda estava tentando descobrir o que significava ser uma seguidora de Cristo”, ela escreveu em um artigo para SportGoMag.com. “Eu estava tendo dificuldade em separar minha identidade do meu esporte.”

Apesar da dor de perder a Copa do Mundo, Beckie continuou confiando no plano de Deus para ela. “Por causa da minha fé em Jesus Cristo, eu sabia que este não era o fim do caminho”, escreveu ela. “Não era assim que minha história seria escrita. Vejo agora que Deus teve outra oportunidade para mim.”

Essa oportunidade foi nas Olimpíadas de 2016, onde ela estabeleceu um recorde ao marcar 19 segundos na vitória do Canadá por 2 a 0 sobre a Austrália. Foi o gol mais rápido da história olímpica até que uma nova marca foi estabelecida no lado masculino pelo brasileiro Neymar duas semanas depois. Beckie terminou o torneio com três gols (empatados no topo de sua equipe e empatados em segundo lugar geral), enquanto o Canadá levou para casa a medalha de bronze.

Em Tóquio, Beckie – que joga profissionalmente no Manchester City – é a única jogadora canadense com vários gols, ambos contra o Chile na fase de grupos. Depois de avançar nos pênaltis sobre o Brasil nas quartas de final, o Canadá derrotou os EUA nas semifinais na segunda-feira, graças a um pênalti aos 75 minutos de Jessie Fleming. Foi a primeira vitória do Canadá sobre seu rival norte-americano desde março de 2001.

E a vitória significou que o Canadá ganharia uma medalha pela terceira Olimpíada consecutiva, tornando-se o terceiro país a realizar esse feito. Além do bronze em 2016, os canadenses também conquistaram o bronze em 2012. Tóquio foi o primeiro ouro da história.

Ganhando ou perdendo, Beckie é motivada por um objetivo simples, mas poderoso: ser como Jesus. “Fui criada por pais que ensinaram a mim e meus irmãos a ser atletas humildes”, escreveu ela para SportGoMag.com. “Acredito que um grande papel de todo seguidor de Cristo é parecer o máximo possível com Jesus.”

Ela diz que seu versículo bíblico favorito é Isaías 40:31, que está tatuado na parte interna de seu pulso esquerdo. Diz: “[Mas] os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Eles voarão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”.

À medida que crescia, Beckie aprendeu a honrar a Deus usando seus dons atléticos em campo e amando os outros. “Quero que os outros se lembrem de mim como sendo gentil, compassiva e uma ótima companheira de equipe, além de ser trabalhadora e implacável em campo”, escreveu ela. “Eu costumava pensar que essas duas coisas não poderiam coexistir – agir ferozmente em campo e ser gentil fora de campo – mas sei que Deus me deu um espírito competitivo por um motivo.”


Fonte

https://sportsspectrum.com/sport/olympics/2021/08/04/janine-beckie-christ-canada-gold-medal/


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira