2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - FIJI NATIONAL RUGBY SEVENS TEAM - MAN'S TOURNAMENT

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - FIJI NATIONAL RUGBY SEVENS TEAM - MAN'S TOURNAMENT

19set2021. Assim como fizeram nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção de rugby de 7 de Fiji cantou o hino "Nós superamos" após conquistar o bicampeonato olímpico na final do torneio dos Jogos de Tóquio 2020 contra a Nova Zelândia. Em 2016 Fiji conquistou a primeira medalha de ouro da história da pequena ilha do Pacífico. A letra diz, "Nós superamos / Nós superamos / Pelo sangue do cordeiro / e pela palavra do Senhor / Nós superamos"

O capitão do time, Jerry Tuwai, um dos remanescentes do time de 2016, reconheceu que este segundo ouro foi muito mais especial do que o primeiro, por causa de tudo que o time passou nos últimos meses e durante a pandemia.

Eles foram chamados para um training camp de 5 dias. Então no segundo dia veio o lockdown e eles tiveram que ficar longe de seus familiares por 5 meses, presos em um hotel de Suva, capital do país, treinando numa academia que construiram numa garagem. Tuwai, que tem 3 filhos pequenos, por pouco não desistiu e voltou pra casa.

Antes dos Jogos do Rio 2016, Tuwai também pensou em desistir, mas por causa dos treinos que ele odiava. Ele nunca esquecerá do que o técnico do time de 2016, Ben Ryan, disse a ele sobre nunca desistir. Lembrou o que seus pais o ensinaram sobre nunca desistir. "É tudo para mim ver minha mãe e meu pai, meus irmãos e irmãs," disse ao Olympic Channel. "Até hoje, quando treino e fico cansado, quando quero desisitr, penso sobre as coisas que minha mãe e meu pai fizeram para mim, eles são a maior motivação em minha vida pra jogar rugby."  

Tuwai e sua família moravam em um barraco de um cômodo, sem água encanada ou eletricidade. Seu pai trabalhava numa fazenda enquanto sua mãe como arrumadeira por 22 dólares a semana. Quando o garoto foi expulso da escola, seus pais falaram pra ele fazer alguma coisa e ele pensou no rugby.

Mas ele era baixinho e era sempre a última escolha. "Eles economizaram todo seu dinheiro e me chamaram um dia pra dizer que tinham comprado um tênis pra mim... Eu estava chorando enquanto segurava o tênis porque sabia a situação que nós estávamos. Eles falaram que esta era minha vida agora, e que iria colocar comida na nossa mesa." 

Pouco tempo depois Tuwai orou para Deus dar a ele condicionamento e conhecimento para ele ganhar um torneio, com o objetivo de pagar taxas da escola de suas irmãs. Ele marcou 2 tries em cada partida e venceram. "Naquele momento em diante, sabia que através do rugby, poderia ajudar minha família e isso me motivou a perseguir a carreira no rugby."

Sobre as orações e hinos que eles sempre cantam antes e depois das partidas o capitão disse, “Nós sempre começamos com nossas orações e canções, e nós sempre terminamos com nossas orações e canções e aquela música diz que nosso Deus é um Deus de amor, e que enquanto nós sempre tendemos a nos extraviarmos do que ele espera de nós, ele ainda nos ama, e nos dá boas coisas.”


Fé dos campeões nas redes sociais

Jiuta Wainiqolo (Maior marcador de tries do time com 5 e maior pontuador com 25) - Guerreiro de Cristo – Olympic Gold Medallist – Perseguindo uma bola oval por aí e transformando meus sonhos em realidade

Asaeli Tuivuaka (4 tries) – Deus – Família – Rugby 

Meli Derenalagi (2 tries) “O segredo para esta vitória é a irmandade e o amor fraternal com este Deus todo poderoso nos liderando e apenas nos encorajando a amar uns aos outros porque isso significa muito pra gente, a ligação que temos.” 

Fontes
https://www.theguardian.com/sport/2021/jul/28/fiji-stun-all-blacks-in-rugby-sevens-final-to-win-olympic-gold-again
https://olympics.com/en/featured-news/fiji-jerry-tuwai-knife-fork-rugby-boots
https://www1.cbn.com/cbnnews/entertainment/2021/august/fiji-mens-rugby-team-sing-worship-song-we-have-overcome-after-winning-gold-at-tokyo-olympics
https://fijisun.com.fj/2021/07/08/tuwai-in-god-i-trust/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira