2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - HIDILYN DIAZ - PHILIPPINES    WEIGHTLIFTING

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - HIDILYN DIAZ - PHILIPPINES WEIGHTLIFTING

05set2021. A filipina Hidilyn Diaz conquistou a primeira medalha de ouro da história da Filipinas, após levantar 127 kg no Clean and jerk e um total de 224 kg, batendo o recorde olímpico da categoria até 55 kg.

Diaz revelou que foi um milagre levantar um peso que ela nunca havia alcançado em treino. "Estava tentando durante os treinos, mas não era capaz de levantar. Toda vez que tentava, não conseguia, então eu chorava e sentia que tinha perdido o controle quando falhava, mas pelo menos havia tentado," disse ao Rappler.com 

Em sua quarta olimpíada, a medalhista de prata nos Jogos do Rio 2016 teve uma ascenção em 2014, quando decidiu mudar da categoria até 58kg para a até 53kg. "Acho que foi uma oportunidade pra mim porque tive uma lesão de joelho em 2014, disse em entrevista ao canal olímpico. "Quando você é atleta, e fica machucado, parece o fim de sua carreira e a performance cai. Fiquei deprimida. Meu técnico foi retirado do time nacional e não fui capaz de competir no Campeonato Asiático. Então foi um momento realmente pra baixo. Mas foi um avanço também porque conheci um monte de especialistas que abriram minha mente para o treino de força e condicionamento. Quando competia no 58 kg, minha nutrição era toda de junk food. Então comecei a comer mais saudável. Meu peso caiu e a performance aumentou..." 

Ela também sofreu mentalmente durante a pandemia, quando seu técnico, o chinês Gao Kaiwen decidiu ir para a Malásia treinar. Mas lá também foi implementado o lockdown e ela teve que improvisar pesos feitos com bambu e galões de água. Diaz credita sua equipe, incluindo a psicóloga Karen K Trinidad, a terapista Gang B Capati pelo seu bem estar mental. Seu outro técnico e namorado, Julius Naranjo, também ajudou no processo.

Após a vitória em Tóquio, ela explicou como alcançou o milagre. "Eu não esperava levantar isso ontem. Acho que foi Deus e todo mundo que que orou por mim ontem. Sou grata a aqueles que oraram e fizeram a novena." (Novena é uma campanha que consiste de orações católicas durante 9 dias e é muito popular nas Filipinas, onde 80% da população é católica) 

Na cerimônia de premiação, junto com a medalha de ouro, Diaz também usava outra medalha, a Miraculous Medal of Our Lady. "Foi dado por uma amiga, eles oraram a novena por nove dias antes de minha competição. Eu também rezei a novena. É um sinal de suas orações e minha fé em mama Maria e Jesus Cristo."

Nas redes sociais, Hidilyn mostrou toda equipe numa missa de ação de graças e não se cansa de agradecer a todos. "Já se passou um mês! Você é demais, Senhor! Obrigado Deus pela benção que me deu, a #TeamHD, a minha família e para toda Filipinas. Temos ouro nas Olimpíadas..."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Hidilyn_Diaz
https://www.christianpost.com/news/olympic-weightlifting-gold-medal-winner-credits-jesus-for-victory.html
https://olympics.com/en/featured-news/exclusive-interview-weightlifting-hidilyn-diaz-philippines-diet-tokyo
https://www.rappler.com/sports/hidilyn-diaz-models-faith-tokyo-olympics-journey

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira