2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - JEAN VAN DER WESTHUYZEN (AUS) - CANOE SPRINT

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - JEAN VAN DER WESTHUYZEN (AUS) - CANOE SPRINT

12set2021. A Australia é um dos 5 países a participar de todos os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Nestes Jogos de Tokyo 2020, eles igualaram a melhor campanha dos Jogos de Athenas 2004 com 46 medalhas no total sendo 17 ouros, 7 pratas e 22 bronzes.

A natação foi a modalidade com mais ouros (10 medalhas) mas a canoagem e o remo tem a tradição de sempre conquistar títulos olímpicos. Em Tóquio os ouros foram no 4 sem masc e fem e K-2 1000m de Thomas Green e Jean van der Westhuyzen.

Jean van Der Westhuyzen nasceu na África do Sul mas assistia os australianos da canoagem ganhando medalhas olímpicas, como Ken Wallace ouro em Pequim 2008 e David Smith/Murray Stewart ouro em Londres 2012. Assim como o sulafricano Stewart, Jean decidiu seguir os passos do ídolo e também se mudou para a Australia. "Tenho seguido o time nas redes sociais por um longo tempo," disse o agora também campeão olímpico. "Todos estes exemplos que eu buscava agora estão envolvidos em minha carreira. David Smith é meu técnico agora, tenho treinado com Ken Wallace e agora estou no mesmo time de Murray Stewart, todos os três campeões olímpicos. É incrível tê-los envolvidos em minha carreira."

Murray mostrou a ele que era possível, que ele poderia fazer o mesmo. "Sinto como um sonho treinar com eles. Nunca senti que poderia - que poderia vir para a Australia estudar e me graduar na Bond University e treinar com a seleção. É inacreditável."

Na Universidade Bond Jean conheceu sua amada Jamie Clemmans, que se formou em Ciências Biomédicas, cursa enfermagem na Griffith University e participa de várias atividades voluntárias da Newlife Church. Parece que Jean também esta engajado nas atividades da igreja. No Instagram, ele se descreve "Homem de Deus".

"Vai levar alguns dias para eu processar tudo que aconteceu na última semana. Um sonho, um objetivo e agora uma memória," disse em seu instagram. "As
olimpíadas tem de alguma forma sido uma obsessão para mim, desde que assisti pela primeira vez em 2008. Ser capaz de competir e conquistar o topo do pódio foi um dos melhores dias da minha vida... Primeiramente, toda glória para Deus por me guiar em cada passo do caminho e por me permitir essa oportunidade. A minha família, amigos e namorada maravilhosa, que me apoiaram não importa o resultado e não posso esperar para celebrar com todos vocês..."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_van_der_Westhuyzen
https://blog.canberradeclaration.org.au/2021/08/13/13-more-christian-athletes-who-won-medals-at-the-tokyo-olympics/
https://bond.edu.au/news/68659/van-der-westhuyzen-basks-golden-glow-tokyo-triumph
https://www.smh.com.au/sport/australia-wins-first-gold-in-men-s-k2-kayak-in-olympic-history-20210805-p58g6m.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira