2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - Nicoleta-Ancuta Bodnar/ Simona Radis (ROM) Rowing

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - Nicoleta-Ancuta Bodnar/ Simona Radis (ROM) Rowing

19dez2021. O único ouro da Romênia nos Jogos de Tóquio 2020 foi no Remo, com a dupla do Double Sculls Nicoleta-Ancuta Bodnar e Simona Radis, que superaram as campeãs mundiais de 2019 Brooke Donoghue e Hannah Osborne da Nova Zelândia.

Os romenas terminaram os 2000m com o tempo de 6min, 41seg e 3 centésimos, estabelecendo o novo recorde olímpico. "Trabalhei por esta medalha por dois anos, mesmo os anos antes foi de trabalho duro. Não é fácil vencer," disse Simona. "Nós demos tudo que podíamos, que nos trouxe um recorde olímpico para nossa prova." 

A emoção foi grande porque no remo você não sabe se ganhou até a linha de chegada. "Nós falamos uma pra outra que nós ganhamos," disse Simona. "E eu agradeci a Deus por tudo," completou Ancuta.

Apesar de magra, fraca e alta, oito anos atrás os técnicos de Botosani, norte da Moldova, viram em Simona uma atleta em potencial. Já a garota esperta, trabalhadora e ambiciosa, viu no esporte uma oportunidade de sair do campo e conhecer o mundo, mesmo sendo advertida pela família para não ir. Também foi assim com Ancuta. Ambas moravam no campo só que em regiões diferentes. Ancuta disse após vencer o ouro que costuma agradecer a Deus depois de todas as provas, por ajudá-la e estar com ela. "Esta é a primeira coisa que faço. Quando era criança, eu era conectada ao monastério. Meu avô era segurança do Monastério Moldovita por muitos anos. Fui aos cultos com meus avós que sempre me estimulavam a amar a oração... O povo aqui, em Vatra Moldovitei, são realmente fiéis, eles realmente acreditam em Deus e no seu poder."  

A fé em Deus também esta presente na dupla durante as provas, como explicou Simona em entrevista recente para Oana Nistor, que visitou sua cidade natal. Ela disse que antes de toda largada ambas encorajam uma a outra e em suas mentes, visualizam a prova tentando pensar em todo o treino realizado, que não precisam mudar nada, apenas aplicar todo o trabalho duro dos treinos. Elas também oram em suas mentes, "Senhor, por favor nos ajude! Tome conte para que terminemos a prova!"

"Tudo foi bem até o meio da prova quando, na verdade, eu não conseguia continuar," disse Simona. "Tinha ido tão forte que quebrei. Naquele momento, meus pensamentos se voltaram para a oração novamente: "Senhor, me ajude a terminara essa corrida mesmo se for minha última. Me dê forças, Senhor, para disparar até o final. E Deus ajude-nos uma vez mais. Eu agradeci ele, claro, no final com o sinal da cruz que ele estava, com nós duas. Houve momentos difíceis neste ano quando senti ajuda lá de cima. Momentos quando não pude sentir mais minhas mãos. Realmente, e Ele pareceu carregar nosso barco mesmo mais longe, nos dando impeto que precisávamos. Estou sempre atenta que Deus esta lá, nos momentos bons e nos difíceis, e nas derrotas, e nas vitórias e isso me tranquiliza." 

Fontes
https://alephnews.ro/sport/simona-radis-si-ancuta-bodnar-la-aleph-news-dupa-ce-au-castigat-aurul-la-tokyo-azi-ne-am-indeplinit-visul-olimpic-am-muncit-foarte-mult/
https://ziarullumina.ro/societate/reportaj/in-linistea-casei-din-avrameni-a-unei-campioane-olimpice-165780.html
https://www.formula-as.ro/2021/08/23/fetele-de-aur-ale-romaniei-simona-radis-ancuta-bodnar/
https://r3media.ro/simona-radis-jumatate-din-primul-aur-olimpic-al-romaniei-de-la-tokyo-dumnezeu/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira