2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS  - SELEMON BAREGA - ETHIOPIA  ATHLETICS

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - SELEMON BAREGA - ETHIOPIA ATHLETICS

22ago2021. A única medalha de ouro da Etiópia nestes Jogos Olímpicos foi de um jovem de 21 anos, Selemon Barega, que na final dos 10.000m superou o campeão e recordista mundial Joshua Cheptegei de Uganda e o campeão mundial de meia maratona Jacob Kiplimo, também de Uganda. 

Etiópia confirmou ser uma potência nas provas de fundo no masculino e feminino pois apesar dos dois bronzes do feminino, a campeã dos 5000m e 10000m foi a etíope naturalizada holandesa Sifan Hassan.

Mas apesar da tradição do esporte na Etiópia, o grupo étnico que Barega pertence não tem costume de correr como esporte. "Em geral, meu grupo nacional é conhecido por trocas, eles focam no comércio," disse Barega. A nação Gurage não sabe nada de esporte, mas o povo Gurage, se começa a trabalhar em algo, qualquer área, eles se tornam bem sucedidos. Eles focam no trabalho."

Seus pais são fazendeiros e encorajaram o jovem a ter uma boa educação. Mas o rápido sucesso de Barega nas corridas regionais o levou a um projeto, muito comun na Etiópia. Só depois que ele começou ganhar medalhas a família começou a apoiá-lo. Ele venceu o Mundial Sub20 e se mudou para Adis Ababa, onde finalmente ficou conhecendo as histórias dos campeões Kenenisa Bekele e Haile Gebrselassie. Barega continuou evoluindo e desenvolveu táticas de prova que o levariam a elite das provas de 5000m e 10000m. No Mundial 2019, ele conquistou a prata, atrás de Cheptegei.

O sucesso de Barega baseia-se em foco, trabalho duro, fé e determinação, segundo matéria na World Athletics em 2021. "Por exemplo, comigo, não penso em qualquer outro trabalho. Dou tudo para o esporte. Todos meus pensamentos são para esporte. Outra coisa, quando chega nas provas, ás vezes outros ficam com medo. Mas eu não fico com medo. Se eu corro bem, agradeço a Deus então eu aceito e trabalho, e se não ganhar, vejo minhas fraquezas e não fico com raiva. Eu digo, porque trabalho duro, venço, mas ainda assim, não é o suficiente. Acho que posso fazer mais do que isso."

Outro segredo do campeão é a concentração antes das provas. Ele não escuta música, mas uma gravação de uma pessoa orando. Assim como 20% da população etíope, Barega aderiu a religião protestante. No vídeo da matéria da World Athletics, observa-se ele cantando para Deus em seu carro: "“AMLAK KEHONE" "Sou pentecostal"

Fontes
https://www.worldathletics.org/news/feature/selemon-barega-hard-work-determination
https://worldathletics.org/news/series/gen-10-selemon-barega
https://www.youtube.com/watch?v=KnHKGGHAOr4

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira