2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - SERBIA MEN'S NATIONAL WATER POLO TEAM

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - SERBIA MEN'S NATIONAL WATER POLO TEAM

14nov2021.  A Sérvia conquistou seu segundo ouro consecutivo no Polo Aquático após superar a Grécia na final olímpica por 13-10. Filip Filipovic foi escolhido pela segunda vez MVP da competição e ao lado de Dusan Mandic, foram os maiores goleadores do time.

Mas o jogo mais difícil foi a semifinal contra a Espanha, que venceu todos os jogos da fase de grupo, incluindo contra Sérvia, Croacia e Montenegro. Após a vitória apertada por 10a9, Dusan Mandic, muito emocionado, não poupou palavras diante das câmeras pelo time estar em mais uma final olímpica. "Deus existe, Deus vê tudo! Contra os juízes, contra todos, contra todos ... Nós somos os melhores! Nós somos os mais fortes! Contra todos!
Deus existe! Estamos indo para as finais," disse Mandic se referindo ao favorecimento dos juízes pelos espanhóis, que excluíram vários jogadores da Sérvia em momentos decisivos. 

Prlainovic, um dos melhores atacantes da história da Sérvia, agora dono de 4 medalhas olímpicas, agradeceu os companheiros, "Nós ficamos calmos, nós acreditamos em nós, e foi outra grande vitória para nós. Estamos indo para a final com um sorriso. Temos um dia pra descansar e analisar bem os gregos, eles estão jogando um grande torneio, mas após esta vitória acredito que nós pediremos mais a medalha de ouro... Graças a Deus e os caras por resistir na piscina. Foi... Não poderia ter tido um script escrito, realmente... Toda parte do time e especialmente Bane (Mitrovic- Goleiro) que nos defendeu."

Filipovic, que marcou o gol da vitória contra a Espanha, disse que a vitória mostrou o espírito de equipe e fé na vitória do time até o fim. "Não foi surpresa e isto é apenas um indicador que mesmo quando algumas circunstâncias estão contra você, quando você acredita até o fim, quando você acredita nos seus companheiros, com fé em Deus, tudo pode acontecer."

Filipovic também destacou que os Sérvios já mostraram várias vezes como reverter o jogo, assim como o Novak Djokovic, que também demonstra essa confiança e a fé em Deus. 

Antes de partirem para Tóquio, o time visitou o patriarca da Igreja Ortodoxa da Sérvia em Belgrado, que disse aosjogadores que o sucesso não dependia apenas do quanto bons eles sejam, mas também de quem está do outro lado, que não é um inimigo, mas que também participa para ver quem será o melhor. "O significado da competição é sermos melhores que nós mesmos, e reconhecermos o outro na vitória e que o outro, mesmo tendo perdido, participou da alegria da nossa vitória. Os Jogos Olímpicos são uma luta pela virtude," disse o Patriarca, acrescentando que na tradução sérvia do antigo provérbio Em um corpo são, um espírito são, onde se pode pensar que só quando um corpo são, são é o espírito , a parte o que é necessário é deixado de fora, ore por um espírito saudável em um corpo são.

Fontes
https://srbin.info/pocetna/aktuelno/krik-dusana-mandica-je-krik-svih-nas/
https://rs.sputniknews.com/20210806/mandic-u-suzama-i-sa-tri-prsta-ima-boga-protiv-svih-mi-smo-najjaci-video-1128230560.html
https://www.in4s.net/za-zlato-srbije-obilicev-hitac-filipovica/
https://www-spc-rs.translate.goog/sr/patrijarh_blagoslovio_srpske_vaterpoliste_pred_odlazak_na_olimpijadu?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=sr&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui,sc

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira