2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - STEFANOS NTOUSKOS (GRE) - ROWING SINGLE SCULLS

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - STEFANOS NTOUSKOS (GRE) - ROWING SINGLE SCULLS

21nov2021. Stefanos Stouskos tornou-se o primeiro grego campeão olímpico no remo após a vitória no Single Sculls, prova mais tradicional do remo, comparado com o 100m do Atletismo. O bicampeão olímpico Mahé Drysdale da Nova Zelândia não se classificou para a prova, sendo derrotado por Jordan Parry nas seletivas. O bicampeão mundial e bronze no Rio Kjetil Borch da Noruega ficou com a prata, enquanto que o também bicampeão mundial e prata no Rio Damir Martin da Croácia ficou com o bronze.

Stefanos foi medalhista de prata e bronze em três mundiais Sub23 e foi surpresa ter vencido os favoritos. "Eu não esperava. Eu tinha ganhado medalhas mas em categorias de jovens. Esta é a primeira vez que ganhei no masculino. Primeira vez mas muito doce. Deus me deu tudo lindamente embrulhado," disse com um sorriso.

Mas a carreira de Stefanos não tem sido um mar de flores. Apesar de ganhar medalhas em Mundiais e campeonatos europeus, empresas nunca apareceram para o patrocinar. Seus pais sempre falavam para ele abandonar o remo, e ele pretendia fazer isso após Tóquio. "Eu sempre me queixo por causa da falta de apoio financeiro. Mas acabo ficando cabeça dura e continuo trabalhando. Felizmente, encontrei a Solidus, uma firma que me deu apoio. Para alcançar meu sucesso, tive que sacrificar tudo: saídas, lazer, meus amigos, tudo. Os útimos dois anos não sai para nenhum feriado. Agora finalmente vou. Passei dois anos fechado nas instalações de remos em Schinias. Nas minhas provas, algo pequeno sempre acontecia e eu perdi muitas provas nos detalhes. As olimpíadas foram minha remissão."

Quando era jovem, Stefanos estava acostumado a sair dos treinos com as mãos sangrando. Com o tempo, as mãos começaram a ficar calejadas ao mesmo tempo que aos poucos ele começou a acreditar em seus sonhos. 

No dia mais feliz de sua vida, Ntouskos revelou o que passou pela sua cabeça durante a prova. "Não posso acreditar... sério... a melhor prova da minha carreira. O tempo me ajudou. Me senti muito bem na prova. Meu técnico me disse antes da prova que eu estaria entre os ganhadores. Fiz uma mudança no 1000m e não acredito que fiz isso. Nos últimos 500m eu estava dizendo 'Deus, me ajude'. Nos últimos 100m disse...  'Não vou perder mais'," disse após a prova o remador que sempre usa um crucifixo em seu pescoço

Fontes
https://www.ekathimerini.com/sports/1166442/the-olympics-were-my-vindication/
https://www.keeptalkinggreece.com/2021/07/30/ntouskos-wins-gold-greece-tokyo-olympics/
   

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira