2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - ZHAN BELENIUK (UKR) - GRECO-ROMAN WRESTLING

2020 TOKYO SUMMER OLYMPICS - ZHAN BELENIUK (UKR) - GRECO-ROMAN WRESTLING

24out2021. Das 19 medalhas conquistadas pela Ucrânia nos Jogos de Tóquio 2021, o único ouro foi conquistado pelo bicampeão mundial e também político Zhan Vensanovych Beleniuk, o primeiro afro-ucraniano da história do parlamento ucraniano.

Beleniuk nasceu em Kiev de mãe ucraniana e um pai de Ruanda, piloto que estudava na Universidade Nacional de aviação de Kiev e morreu na Guerra Civil de Ruanda. Durante sua infância, ele logo entendeu que era uma criança de dois mundos e aprendeu a superar encontros racistas verbais e físicos de pessoas ignorantes. Ele tirava forças deste fato e isso o fez mais determinado a ser bem sucedido, ajudando-o a focar nos seus objetivos.

Beleniuk começou a lutar com 9 anos e com 19 conquistou a medalha de prata no Mundial Junior. Seu primeiro título foi no campeonato europeu 2014 e no ano seguinte já se tornaria campeão mundial.

Além de ser bem sucedido no esporte, ele também viu a necessidade de ser um bom exemplo tanto para o país como para a comunidade afro-ucraniana, tanto que foi eleito em 2019 entre 10 candidatos da lista. "(...) Tenho trabalhado duro para chegar onde cheguei hoje, e este status de ser exemplo é uma indicação do reconhecimento que tenho alcançado. Foram muitas noites em claro e treinos sem fim por trás do meu sucesso público. A vida é implacável e é o caso de sobrevivência do mais forte, independente da sua profissão. Eu sempre agradeço a Deus pelas minhas realizações porque sou um Cristão e tiro grande conforto da minha fé. Isso me ajuda a permanecer otimista e paciente em minha vida pessoal," disse em entrevista ao business ukraine.

O deputado do partido "Servant of the People" disse em outra entrevista que a igreja é o lugar onde ele se "recarrega", um lugar de energia e cura, como na época que ele machucou o ombro. "(...) Eu cheguei - fui abençoado e enviado para a competição." Após o ouro olímpico, eles pararam o serviço para o cumprimentar. "Sim, [sou um crente], Ortodoxo. Vou a igreja, que é localizado próximo de minha casa... Esta é a igreja do Patriarcado de Moscou. O fato é que minha avó ia lá. Ela era muito religiosa - para mim esta longe disso. Não vou a igreja tão frequentemente..." explicou .

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Zhan_Beleniuk
http://bunews.com.ua/lifestyle/item/afro-ukrainian-icon
https://raskolam.net/en/41491-belenyuk-ya-hodzhu-do-cerkvi-moskovskogo-patriarhatu-do-nei-hodila-babusya

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira