2020 UCI CYCLO-CROSS World Championships - Ceylin del Carmen Alvarado

2020 UCI CYCLO-CROSS World Championships - Ceylin del Carmen Alvarado

02FEV2020. Cyclo-Cross é uma prova de ciclismo realizado num percurso curto com muitas voltas num terreno mixto, com grama, terra, trilhas curtas, subidas íngremes e obstáculos em que os participantes precisam descer da bike.

No Mundial deste ano realizado em Dubendorf, Suíça, a holandesa nascida na República Dominicana Ceylin del Carmen superou a compatriota Annemarie Worst, campeã da Copa do Mundo 2019-20 e a bicampeã holandesa Lucinda Brand, além da belga tricampeã mundial Sanne Cant, que chegou na 12a colocação.
O pódio foi composto pela nova geração de campeãs que vieram do sub-23, aposentando a 7x campeã Marianne Vos, que também é campeã olímpica no ciclismo de estrada e no ciclismo de pista, com 5 títulos mundiais.
O título mundial era algo que Ceylin sonhava muito, após o bronze em 2019 e a prata em 2018 (ambos no Sub-23). Felizmente a derrota trouxe benefícios: coragem para continuar e alcançar o título tão desejado. Neste ano, ela ficou mais forte e rápida, principalmente nos sprints, graças a muito treino e o apoio necessário, mas também a sua fé. Todo dia Ceylin lê um trecho de sua bíblia em espanhol e também ora, mas também durante as provas, pedindo a Deus forças para continuar quando ela não aguentar mais.
A fé exerce um forte papel na família Alvarado também. Ceylin deu tudo no sprint final e deitou no chão por causa da dor nas pernas e cansaço, quando sua mãe rompeu a multidão e os repórteres com uma folha de papel onde se lia o texto de João 11:40, "não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?" Elas choraram juntas.
E Ceylin quer ir longe, a exemplo de Marianne Vos, que é uma inspiração para ela. "Mas eu quero muito mais que 7 títulos. Vou durar bastante tempo. Quero ser a dama líder neste esporte. E estou no caminho," explicou a jovem de 21 anos que escreve #Godgrateful em todos os posts do Facebook.

Fontes 
https://beam.eo.nl/artikel/2020/02/wereldkampioen-veldrijden-leest-elke-ochtend-in-haar-bijbel
https://www.mbs.news/a/2020/02/del-carmen-alvarado-is-smart-strong-and-funny-and-world-champion.html
https://www.ad.nl/wielrennen/alvarado-het-nieuwe-gezicht-van-de-cross~a67dccc9/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira