2022 COMMONWEALTH GAMES - WORLD CHAMPION 100m hurdles TOBI AMUSAN (NIG)

2022 COMMONWEALTH GAMES - WORLD CHAMPION 100m hurdles TOBI AMUSAN (NIG)

28ago2022. A campeã e recordista africana dos 100m com barreiras chegou ao Mundial em Eugene, Oregon após dois 4o lugares no Mundial de Doha 2019 e nos Jogos de Tóquio 2021.  Nas eliminatórias ela superou novamente o recorde africano (12.40s), batendo o recorde mundial nas semi-finais (12.12s). Surpreendentemente ela bateu novamente o recorde mundial nas finais (12.06s), tornando-se a primeira campeã mundial nigeriana de atletismo.

Nos Jogos da comunidade britânica, Tobi defendeu com sucesso seu título conquistado em 2018, ajudando também o revezamento 4x100m no título que não alcançava desde 1994. 

Nascida na Nigéria, ela descobriu suas habilidades durante a adolescência, desobedecendo seu pai que a proibia de fazer esporte. Porém sua mãe acreditou na jovem e encobertava as idas ao estádio, dizendo que ela estava na igreja. Ao despontar nos campeonatos africanos as universidades americanas logo iniciaram os convites.

]Ela se mudou para os EUA para estudar na Universidade do Texas que a ajudou para impulsionar seus tempos. Entretanto após dois 4o lugares em 2019 e 2021 Tobi por pouco não desistiu. "Quando o processo parecia tipo Não esta progredindo é muito difícil! Ano passado quase desisti das pistas," disse ao Olympic.com "Qual é a questão? Eu treino quatro anos para chegar em quarto nas Olimpíadas? Por que ainda estou competindo? Isso é tão estressante."

Após o título em Oregon, Amusan finalmente se estravasou em grande estilo. "Tenho sido a "garota quase" em todos os campeonatos," disse na entrevista pós-prova. "E finalmente posso dizer, 'Deus fez isso' "

"Estou eufórica. Tem sido uma jornada e estou agradecida a Deus por me manter saudável. E não poderia estar mais agradecida por ter vindo aqui com vitória e o recorde mundial. É louco! É louco! Vim aqui e confiei no meu trabalho duro e confiei que Deus está no controle.'"

Ela tem falado abertamente sobre sua fé nas redes sociais. No dia seguinte ela escreveu no facebook, "Nunca duvidei de Deus. Acreditei em meu técnico, no meu programa de treinos e sabia que era minha hora e minha vez."

Fontes
https://sportsspectrum.com/sport/olympics/2022/07/25/nigeria-tobi-amusan-world-record-100m-hurdles-god/
https://newswirengr.com/2022/07/26/tobi-amusan-biography-age-humble-beginnings-relationship-world-record-and-more/
https://olympics.com/en/news/tobi-omusan-journey-athletics-record-holder-interview

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira