2022 FIBA WOMEN'S BASKETBALL WORLD CUP  - OLYMPIC AND WNBA CHAMPION A'JA WILSON (USA)

2022 FIBA WOMEN'S BASKETBALL WORLD CUP - OLYMPIC AND WNBA CHAMPION A'JA WILSON (USA)

02OUT2022. Os EUA conquistaram seu 11o título mundial após derrotar a China na Final da Copa do Mundo Australia 2022, realizada a cada 4 anos.

A americana A'ja Wilson foi escolhida MVP (Most valuable Player) após liderar a defesa do time e registrar a segunda melhor média de pontos por partida (17.2 pontos atrás apenas da Portoriquenha Arella Guirantes, cujo time não foi pra semifinal).

Nascida na Carolina do Sul, Wilson tem colecionado prêmios de melhor jogadora após ajudar o South Carolina Gamecocks em seu primeiro título de NCAA em 2017, ganhando o NCAA basketball tournament Most Outstanding Player. Em 2018 ela venceu seu terceiro seguido SEC Jogadora do ano, liderando a Carolina do Sul no seu quarto título seguido. Neste ano ela entrou em primeiro no WNBA draft, escolhida pelo Las Vegas Aces. Logo em sua estréia Wilson já era All-Star e foi escolhida MVP em 2020, liderando o Aces para seu primeiro título de WNBA em 2022, junto com o segundo prêmio de MVP.

Em nível internacional, Wilson ajudou os EUA no título mundial em 2018, no ouro olímpico em Tóquio 2021 e escolhida MVP nesta Copa do Mundo da Austrália 2022.

Após a ESPN postar um tweet sobre o ano de Wilson, WNBA Champion, WNBA MVP, WNBA Defencise player of the year, FIBA Women's WC Champion e MVP, ela comentou: "Tenho que deixar a luz de Deus de dentro brilhar mais forte do que o holofote que está sobre você."

Wilson tem se apoiado em sua fé em Deus durante sua carreira. Ela cresceu em uma família de crentes e um de seus avós era pastor - o que a fez estar na igreja durante boa parte de sua infância. Na universidade ela cresceu na fé ao lado do técnico Dawn Staley e de colegas de time  como Kelsey Plum. "Oração realmente me ajudou durante minha carreira toda," disse. "É parte do meu ritual pré-jogo, é uma parte do meu aquecimento. Está sempre envolvido porque sei que é muito mais do que está em jogo e o que está na minha frente. Eu apenas tenho que dar graças, isso é a coisa maior. Oração é minha paz."

O título de seu twiter contém Deuteronomio 31:6 onde diz pra ser forte e corajoso, não ter medo porque Deus vai com você. "Eu apenas realmente amo (Deuteronomio 31:6) porque é sempre apenas um lembrete para sempre ser forte e recuar de ninguém," disse em 2019 para o Sport Spectrum. "É algo que realmente verdadeiramente acredito porque não posso me preocupar com os outros se sei que Deus está do meu lado"


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/A'ja_Wilson

https://twitter.com/_ajawilson22

https://sportsspectrum.com/sport/basketball/2022/09/19/aja-wilson-las-vegas-aces-wnba-title-all-to-god/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira