2022 UCI CYCLO-CROSS WORLD CHAMPIONSHIP - Olympic and World Champion MARIANNE VOS (NED)

2022 UCI CYCLO-CROSS WORLD CHAMPIONSHIP - Olympic and World Champion MARIANNE VOS (NED)

30jan2021. A holandesa Marianne Vos é uma das maiores ciclistas de todos os tempos em várias disciplinas da modalidade. No Mundial 2022 de Cyclo-cross realizado em Fayetteville, ela conquistou seu oitavo título mundial.

No ciclismo de estrada ela é 3x campeã mundial e 7x vice-campeã, além de ser campeã olímpica em Londres.

No ciclismo de pista ela venceu dois Mundiais nos eventos por pontos (2008) e no Scratch (2011), além de conquistar o ouro em Pequim 2008 na corrida por pontos.

Marianne também conquistou várias Tours como o Giro d'Italia (2011, 2012 e 2014), e etapas de outras voltas e da Copa do Mundo da UCI.

Apesar de ter ganho todos os títulos que poderia ganhar, ela também teve que encarar adversidades e insegurança. Família, amigos e Deus, foram o segredo para ela e o amor trouxe a ela a paz para continuar. "Me deu o sentimento que sou boa no caminho que estou," disse em estrevista a Robin van der Kloor e Roel Wicke da De Limburger.

Seis anos atrás, Marianne teve um overtraining. Ela aprendeu que devia ficar longe de seus limites. Ela queria fazer tudo para o esporte, como ganhar  tudo, participar das comissões de atletas e contribuir para várias organizações filantrópicas. "Fiz muita coisa como um senso de dever, nem tanto de minha motivação. Tinha que retribuir para o esporte tudo que ele me deu, pensava. Tentei equilibrar as bolas no ar por um tempo, mas não pude mais por cansaço... agora, apenas tento uma maneira de retribuir algo. Não vivo mais dobrado. Tudo vem de dentro de mim agora."  

Marianne também tirou forças de sua fé. "Fui criada como protestante, mas raramente ia a igreja. (Mas) os princípios básicos da fé são a base do que fazer e as escolhas que faço." Para ela, Deus nos criou e nos colocou no mundo para fazer o melhor. "Ás vezes penso: Que bagunça todos nós fazemos disso. Há tanto individualismo. Quase sempre, é só o "eu". A questão é se todos nós sabemos o que estamos fazendo. Acho que não." 

Marianne acredita que todos nós recebemos talentos de Deus e somos capazes de alcançar eles de nossa maneira, seja tomando conta da família, na música, compartilhando conhecimento, ou no esporte. "Se você seguir esse caminho, você não alcançará necessariamente algo pra você, mas pode fazer uma real diferença para os outros."

Ela também ora no final de seu dia, pensando em tudo que aconteceu no seu dia e suas bençãos. "Não é apenas um agradecimento por ter um teto acima de sua cabeça. "Por causa de minha fé, sou consciente disso. Quando oro, tiro um momento para agradecer pela minha saúde, pela liberdade que temos  na Holanda. Viajo para muitos lugares no mundo e vejo que somos privilegiados aqui."

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Marianne_Vos#2019
https://soigneur.nl/stories/marianne-vos-at-peace/
https://www.limburger.nl/cnt/dmf20200124_00144376?fbclid=IwAR24S4P_XULW5YfVzInRKxqdnP5BDZHeUyaubXbAbpAIkMLYC1Ygpb4tFiY

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira