2022 WORLD AQUATICS CHAMPIONSHIPS - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION MICHAEL ANDREW (USA)

2022 WORLD AQUATICS CHAMPIONSHIPS - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION MICHAEL ANDREW (USA)

03jul2022. O americano Michael Andrew tem feito história na natação ao conquistar medalhas nos quatro estilos da modalidade. Neste Mundial de piscina longa realizado em Budapeste, ele foi ouro no revezamento misto 4x100m, prata no 50m livre e no revezamento 4x100m medley e bronze no 50m borboleta e no 50m peito.

No último Mundial realizado em Gwangju, Coréia do Sul, ele entrou para história ao se tornar o único nadador do mundo a participar de todas as finais dos 50m nos quatro estilos. Em Tokyo 2020, Michael esteve no revezamento 4x100m medalha de ouro, com recorde mundial, nadando peito ao lado de Ryan Murphy (costas), Caeleb Dressel (Borboleta) e Zach Apple (livre).

Ele também foi o mais jovem americano a se tornar profissional aos 14 anos. Agora aos 23 anos, ele tem chamado a atenção pelos métodos não ortodoxos de treino.

Primeiramente por não ter evoluído em colégios e universidades como a maioria dos americanos. Depois por utilizar USRBT (ultra-short-race-based training), além de treinos de restrição de fluxo sanguíneo, power plates e ter uma dieta cetogênica. "Nós treinamos o mais específico possível," disse em entrevista à NBC. "... Fazemos um monte de coisas fora dos padrões."

A lista de métodos nada convencionais da carreira de Michael não pára por ai. Seu paí é seu técnico, e começou treinando os filhos no quintal de casa, e sua mãe é sua empresária. Eles também fizeram home-schooling quando criança - por motivos religiosos e para viajar pelo país para as competições. Sua mãe explicou que eles não queriam que os filhos fossem educados pelo sistema, até eles terem maturidade para escolher por eles mesmos. "Nós realmente não qeríamos que Michael sentasse para ouvir os ensinos e a lavagem cerebral (da universidade)," disse. "Michael não precisa ser inundado com sexo e drogas e idéias liberais dos professores."

Hoje Michael tem dado crédito a sua fé cristã, seus pais e a Deus pelo seu sucesso na natação. "Obviamente as olimpíadas é o alvo de todos e tem sido o meu também," disse à sua universidade (Christian Liberty) em 2016. "Este é meu objetivo, se Deus quiser. Mas natação não é tudo. Como pessoa, atleta e cristão, não sou definido pelos meus resultados na piscina." 

"Quando compito, meu objetivo não é ir lá e ganhar de todo mundo. É pra usar como um louvor. Entro na água, e é minha oportunidade de ver Jesus, interagir com Ele cara a cara. Quando compito assim, e realmente sinto Sua presença, é incrível."

"Como atletas treinamos realmente muito pesado," disse na conferência de imprensa das seletivas para Tóquio. "Disciplinamos nossos corpos para um resultado. Este resultado é hoje, onde estamos agora, e é incrível, mas é perecível. E acho que posso subir no bloco hoje e amanhã e o resto da minha vida com um monte de liberdade, sabendo que isso não aumenta meu valor e meu valor com meus amigos, meus relacionamentos, minha família, e ultimamente, com Jesus Cristo."

Fontes
https://www.thegospelcoalition.org/article/christian-athletes-tokyo-olympics/
https://www.nbcolympics.com/news/meet-athletes-michael-andrew
https://heavy.com/sports/olympics/michael-andrew-family/
https://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Andrew_(swimmer)

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira