2022 WORLD AQUATICS CHAMPIONSHIPS - WORLD CHAMPION DAVID POPOVIC (ROM)

2022 WORLD AQUATICS CHAMPIONSHIPS - WORLD CHAMPION DAVID POPOVIC (ROM)

10jul2022. O romeno David Popovici de apenas 17 anos é a nova sensação da natação mundial após vencer as duas provas mais tradicionais, os 100m e 200m livre.

Ele também se tornou o primeiro romeno a vencer um campeonato mundial de piscina longa, após ter conquistado o Mundial de piscina curta em Kazan 2021, 7 ouros no Campeonato Europeu Junior e sua estréia olímpica em Tóquio, alcançando a final olímpica.

David começou a nadar aos 4 anos de idade, para corrigir sua postura e seus pais achavam que ele iria gastar mais energia e dormir melhor. Com o passar dos anos a água ficou natural para ele e obtendo os 190cm de altura e uma envergadura de 205cm ele simplesmente começou nadar rápido. Suas mãos e pés também cresceram, o que favoreceu fisicamente sua sensação na água.

Questionado pelo Olympic Channel sobre o segredo de seu sucesso, sem hesitar o jovem sorriu: "Simplesmente minha paixão feroz pela natação e trabalho duro. É básico mas se você combina trabalho pesado com paixão, então as estrelas irão se alinhar para você," disse após o mundial. "Gosto de pensar que sou um cara normal capaz de fazer coisas extraordinárias. Mas não acho que sou especial ou melhor que qualquer outro. Sou humano, apenas nado rápido."

Mas apesar de assinar contrato com a principal marca da natação, Popovic sabe que fazer outras coisas fora do esporte é a chave para manter o equilíbrio. Após terminar o colégio, ele quer estudar psicologia mas é improvável que aceite ofertas das universidades americanas. "Continuarei na Romênia porque quero ficar com meu técnico e nosso fisiologista é apenas muito importante para compromissar," disse. "Em termos de estudos, gosto de psicologia. Gosto da mente humana porque estou usando ela e sei o que pode ser alcançado quando bem controlada. Estou em comportamento humano e qualquer coisa que o cérebro pode fazer de bom e ruim. Os músculos fazem sua parte, mas o cérebro é o maior instrumento de todo bom atleta"

Nas redes sociais Popovic agradeceu o povo romeno pelo apoio, enquanto que o país esta eufórico com a conquista do "aquaman", apesar de existir na Romenia um movimento contrário anti-nacionalista. Ele também escreve na descrição do Instagram uma parte do versículo bíblico que está em Rom 14:11: "Todos se inclinação, toda lingua confessará..."

Fontes
https://olympics.com/en/news/five-facts-david-popovici-swimming-world-champion
https://www-cotidianul-ro.translate.goog/foto-mesajul-lui-david-popovici-dupa-ce-a-cucerit-titlul-mondial/?_x_tr_sl=ro&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
https://www.instagram.com/chlorinedaddy/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira