2022 WORLD ATHLETICS CHAMPIONSHIPS - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION EMMANUEL KORIR (KEN)

2022 WORLD ATHLETICS CHAMPIONSHIPS - OLYMPIC AND WORLD CHAMPION EMMANUEL KORIR (KEN)

 24jul2022. Após o ouro em Tóquio 2020, o queniano Emmanuel Korir confirmou seu favoritismo neste Mundial em Eugene, Oregon.

Korir poderia ter alcançado seu segundo título mundial mas em 2019 em Doha ele não foi pras finais porque a primeira série foi muito forte, mesmo chegando em terceiro em sua série. Nos 400m ele foi 6o lugar. Ele também não estava em sua melhor forma após um ano cheio de lesões e um acidente de carro.

Nascido em Iten, próximo de Great Rift Valley e Eldoret, berço de todos os grandes corredores quenianos, Korir chegou a treinar com Brother Colm O'Connell, missionário irlandês que veio a se tornar técnico e padrinho do atletismo queniano onde hoje comanda 120 training camps e já treinou pelo menos 25 campeões mundiais e 4 campeões olímpicos.

Pouco se sabe sobre sua família e como ele chegou a Universidade do Texas em El Paso, onde o técnico Paul Ereng, queniano campeão olímpico dos 800m em Seoul 1988, o recrutou para os treinamentos. Korir corria os 400m mas com a ajuda de Ereng, ele evoluiu nos 800m, conquistando o título do NCAA e  obtendo seu contrato de profissional com a Nike. Korir bateu o recorde mundial dos 600m indoor em 2017 e em 2018, registrou seu recorde pessoal nos 800m (1:42.05)

Também pouco se sabe sobre sua vida pessoal e religião. O que sabemos é que Korir sempre cita versos bíblicos e agradece a Deus pelas conquistas. "Estou extremamente grato por todas as bençãos Senhor," disse após o título mundial no Instagram. "Um grande obrigado para todos que apoiaram este guerreiro... Campeão Mundial 800m. Iron, like a Lion, in Zion (música do Bob Marley relacionado aos Rastafaris, onde Zion é a terra prometida e Lion é o leão de Judá). Ele também agradeceu o ouro olímpico. "Não sei o que dizer, apenas agradeço a Deus. Isto é uma coisa grande pra mim, depois de falhar em me classificar para as finais dos Mundiais de 2017 e 2019. Mas hoje é meu dia. Tem sido minha oração ser um (campeão) olímpico e hoje eu sou."

FÉ DOS CAMPEÕES
"Este é o dia que o Senhor fez pra nós. Alegremo-nos e Nele exultemos." (Salmo 117) Feliz aniversário pra mim. (Instagram 14jun2022)
"Sei os planos que tenho pra você, declara o Senhor!!! Desejando a vocês e seus entes queridos um feliz ano novo 2022. Que vocês encontrem felicidade e sucesso." (Instagram 31dez2021) 
"Jesus não veio a terra com um rei poderoso e majestoso que seria intimidador e intocável. Em vez disso, veio como um bebê inocente e dependente nascido de pais humildes e tão simples como poderiam ser. Tudo sobre seu começo de vida na terra foi humilde e modesto, dando-nos um Salvador que pudéssemos facilmente nos relacionar e entender, não alguém distante ou num trono elevado. Feliz Natal a todos!!! (Instagram 25dez2022)

Fontes
https://www.tuko.co.ke/423408-emmanuel-korir-bio-family-training-olympics-net-worth-career.html
https://www.elpasotimes.com/story/sports/2021/08/04/utep-assistant-emmanuel-korir-gets-gold-tokyo-olympics-800-meters/5477194001/  
https://www.instagram.com/p/CgY1gZdOmme/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira