2022 WORLD SURF LEAGUE  - WORLD CHAMPION FILIPE TOLEDO (BRA)

2022 WORLD SURF LEAGUE - WORLD CHAMPION FILIPE TOLEDO (BRA)

11set2022. O brasileiro Filipe Toledo finalmente se tornou campeão mundial de surfe após a vitória na etapa final do Circuito em San Clemente, Califórnia sobre o campeão olímpico Ítalo Ferreira.

Foi a terceira final consecutiva entre brasileiros quando Ítalo derrotou Gabriel Medina em 2019 e em 2021 Medina derrotou Filipe em seu tricampeonato e o quarto título seguido de Brasileiros (Medina venceu em 2018).

A "tempestade brasileira" parece que ainda tem forças para mais alguns anos pois Filipinho, como é chamado, disse que ano que vem tem mais. Ele abraçou longamente Ítalo após a final e revelou o que se falaram. "Ele me deu parabéns, me agradeceu pela inspiração, disse que era muito legal ver minha determinação e força de vontade em todos esses anos. Falei que no ano que vem tem mais. O ìtalo é um exemplo de dedicação, história de vida."

Filipinho mostrou muita inconsistência  desde que estreou no circuito mundial em 2013. Ele até convenceu sua família em 2014 a se mudar para San Clemente, local próximo onde ganharia seu primeiro título mundial.

Segundo seus companheiros, essa volatilidade só dependia dele para se tornar um campeão mundial, pois seus altos aéreos o deixavam vulnerável a lesões e seu comportamento ansioso lhe causaram problemas.

Em 2019, após a terceira colocação no Circuito de 2018, Filipinho foi diagnosticado com depressâo e começou a travar uma luta contra o problema que afeta milhões de pessoas no mundo. Ele entendeu que a causa, além da ansiedade, era não estar conseguindo dar o máximo em nenhuma área de sua vida. Com o tratamento ele pode retomar a busca pelo seu grande objetivo.

Em setembro deste mesmo ano, em entrevista ao programa Nova Talk, apresentado pelo pastor Maurício Fragale, Filipe já mostrou que estava recuperado e pode falar mais de seu relacionamento com sua família, filhos e gratidão a Deus pelas suas realizações. "Eu tenho muita fé. Sempre fui criado com isso, de ter fé e nunca desistir. A minha família, meus pais, nós já passamos por poucas e boas, mas nunca desistimos. Nos momentos difíceis a gente  sempre está ali: 'Deus, me ajuda'. Mas quando está bom, muita gente esquece de agradecer. Então, meus pais sempre me corrigiram muito nisso..."

Filipe nasceu em um lar evangélico e sua criação sempre foi baseada nos princípios bíblicos. Mas seu relacionamento com Deus não foi forçado pelos pais e ele se entregou a Jesus quando tinha 13 anos. "Eu tive esse primeiro encontro com Deus... Tinha a rede de jovens lá em Ubatuba e eu sempre ia com os meus amigos. A gente montava na bicicleta e ia para esse culto de jovens e eles sempre faziam um apelo no final..." 

Filipe também destacou que se considera um homem realizado e abençoado por Deus quando olha para sua esposa e os dois filhos.  

Em sua primeira entrevista após o título mundial, filipe não teve medo de expressar sua fé em Deus e em Jesus, além do cumprimento de uma promessa divina. "Ver Deus trabalhar na minha vida e na vida da minha família pra mim é a maior vitória. Eu tenho que agradecer a Jesus. Ele claramente me disse que não seria um caminho fácil, mas que Ele daria isso pra mim. Ele manteve Sua promessa. Eu estou aqui e ainda não consigo acreditar," disse. "Eu tenho que agradecer muito a Deus, porque Ele cumpriu a promessa. Ele disse que iria me honrar e honrou."     

"Na noite passada, tivemos um momento com o Pastor Jon (Zion Church, San Clemente), a Tayren (esposa do pastor) e a Ananda, minha esposa. Minha família estava orando também por isso. E Ele deu a nós poder e paz. Isso foi o que eu tive lá, tive muita paz. Eu estava esperando pelas ondas certas e surfando com calma," acrescentou em outra entrevista

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Filipe_Toledo
https://ge.globo.com/surfe/noticia/2022/09/11/filipe-toledo-sobre-depressao-estar-aqui-hoje-e-uma-vitoria.ghtml
https://esporte.ig.com.br/2022-09-10/dificil-digerir-em-tao-pouco-tempo--diz-filipe-toledo-apos-titulo.html?Foto1
https://pleno.news/fe/filipe-toledo-se-torna-campeao-mundial-e-agradece-a-deus.html
https://guiame.com.br/gospel/noticias/filipe-toledo-e-campeao-mundial-de-surf-e-aponta-para-jesus-ele-cumpriu-promessa.html 
https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/filipe-toledo-conta-sobre-quando-se-entregou-jesus-senti-aquele-fogo-no-coracao.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira