2023 CHICAGO MARATHON - WORLD RECORD HOLDER KELVIN KIPTUM (KEN)

2023 CHICAGO MARATHON - WORLD RECORD HOLDER KELVIN KIPTUM (KEN)

15out2023. O queniano Kelvin Kiptum estabeleceu o novo recorde mundial ao vencer a maratona de Chicago com o tempo de 2h00min35seg, em sua terceira maratona todas abaixo de 2h02. 

Ele iniciou sua preparação para as maratonas em 2020, quando começou trabalhar com o técnico Gervais Hakizimana, recordista de Ruanda nos 3000m com obstáculos.

Em sua primeira maratona (Valência 2022), o jovem na época com 22 anos registrou o terceiro melhor tempo da história com o tempo de 2:01:53, sendo a estréia mais rápida da história numa prova com split negativo e a mais rápida segunda metade de prova da história (60min15)

O técnico afirmou que Kiptum registrou um volume de treinos entre 250 e 280 km por semana, que incluia corridas diárias de 25 a 28km por dia, além de dois treinos de 30-40km próximo do ritmo de prova. Os treinos feitos na sua terra natal em Chepkorio (aprox 2550m de altitude alternando com treinos no Keno Valley (800-1200m) foram determinantes para seu resultado na maratona de Chicago.

"Eu trabalhei duro para bons resultados. A vida não foi fácil. Eu orei para Deus me guiar," disse Kiptum na terça depois que ele chegou de Chicago.

Segundo seu pai Samson Cheruiyot, um pastor renascido de Chepkorio, no condado de Elgeyo Marakwet, Kiptum sempre foi obediente e trabalhador e anos de treinamento foi recompensado. "Kiptum me ligou de manhã e apenas me pediu para orar por ele e respondi que já tinha feito isso. Ele disse que agora era só deixar a outra parte com ele e realmente vimos ele correndo bem e alcançando a vitória. Nós agradecemos a Deus porque ele ouviu nossas preces como família."

Após a vitória em Valência, Kiptum também deu créditos a Deus. "Foi pela graça de Deus que consegui."

No Twitter (Sotwe) o pai de dois filhos explicou de onde tirou forças para se tornar o homem mais rápido do mundo na maratona, "Ter isso não foi um poder único, mas através de suas orações e apoio. Agradeço a Deus por me dar forças."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Kelvin_Kiptum

https://nation.africa/kenya/sports/athletics/sleepy-chepsamo-village-erupts-in-celebration-of-kiptum-s-victory-4210136

https://www.citizen.digital/sports/fastest-debutant-kiptum-wins-valencia-marathon-n310539

https://www.sotwe.com/Kiptumkelv?lang=en

https://www.standardmedia.co.ke/rift-valley/article/2001483260/kelvin-kiptum-village-artisan-sensation-who-broke-kipchoges-marathon-record


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira