2023 RUGBY WORLD CUP - SOUTH AFRICA (4TH TITLE)

2023 RUGBY WORLD CUP - SOUTH AFRICA (4TH TITLE)

29out2023. A África do Sul defendeu com sucesso o título mundial de 2019, conquistado no Japão na final contra a Inglaterra.

Este ano na Copa do Mundo realizada mais uma vez na França eles enfrentaram os poderosos All blacks, que apresentaram um exclusivo haka para a grande final. (Haka é uma dança de guerra do povo Maori, que demonstra seu orgulho, força e unidade, e que passou a ser tradição antes dos jogos da Nova Zelândia.)

Mas a vitória dos springboks por 12-11 no Stade de France mostrou que os sul-africanos foram os verdadeiros guerreiros segundo o técnico Jacques Nienaber. "Acho que a experiência os impulsionou. Eles são um incrível grupo de caras, eles são todos guerreiros e todos amam a África do Sul."

O capitão Siya Kolisi também elogiou o time. "Eles nos levaram até o fim, eles nos levaram até um lugar escuro. Isso mostrou que tipo de time eles são, como lutar com um homem que está caído logo no início do jogo. Eles nos colocaram debaixo de uma pressão muito grande."

No instagram Kolisi apenas se voltou a sua fé porque a Nova Zelândia poderia ter facilmente virado o jogo após dois chutes que passaram perto da trave. "2019 --> 2023 o mesmo Deus..." 

Os críticos e fãs inclusive estavam em dúvida se Kolisi poderia liderar o time após a lesão de joelho ocorrida em  abril, que resultou em cirurgia e a possibilidade de ficar de fora da Copa do Mundo. Entretanto o cristão devoto de 32 anos tinha um background religioso forte e apesar de confiar em cirurgiões, fisios e técnicos de força e condicionamento, ele revelou que o "milagre médico" seria resultado de forças superiores. 

O assistente técnico Mzwandile brincou com ele se, como costume da cultura africana ele visitaria uma sangoma, filosofia que crê em espíritos ancestrais. Kolisi respondeu: "Não tenho um sangoma. Tenho um pastor. Eu oro. Eu oro"

(...) Não há jeito de justificar ou explicar como fui curado tão rápido, alguns da equipe médica disseram que não era normal." (...) Minha fundação está em Deus. Se não sabia algo. Eu orava sobre aquilo. Também lia versos que as pessoas enviavam. Foi minha zona de conforto. É onde encontro paz. É enorme pra mim. Não apenas nas lesões. Todo dia. É não tomar toda a glória para mim, sabendo de onde ela vem." (...) O que vier a frente será tudo vontade de Deus..."


Fontes

https://www.rugbyworldcup.com/2023/news/888593/nzl-11-12-rsa-south-africa-win-tense-final-to-claim-fourth-rugby-world-cup

https://www.thesouthafrican.com/lifestyle/celeb-news/will-his-god-save-him-springboks-injured-captain-siya-kolisi-turns-to-god-21-september-2023-breaking/

https://www.eternitynews.com.au/world/i-decided-to-lose-my-life-and-find-it-in-christ/

https://rugby365.com/countries/south-africa/kolisi-on-his-recovery-my-foundation-was-in-god/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira