2023 UCI Mountain Bike Marathon World Championships - Henrique Avancini (BRA)

2023 UCI Mountain Bike Marathon World Championships - Henrique Avancini (BRA)

20ago2023. O brasileiro Henrique Avancini conquistou pela segunda vez o Campeonato Mundial de Mountain Bike na categoria Maratona.

Atleta da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing, foi o primeiro título de uma equipe brasileira após uma carreira vitoriosa na equipe Cannondale que incluiu o Mundial 2018, várias etapas de Copas do Mundo e o título geral na Copa do Mundo 2020, o vice-campeonato mundial de Short track em 2021 e a maioria dos 14 títulos brasileiros de XCO e XCC.

Aos 34 anos de idade, ele é a grande referência do ciclismo no Brasil. Além dos títulos mundiais, Avancini considera que trazer a Copa do Mundo para Petrópolis foi uma de suas maiores conquistas. "Acho que é uma grande injustiça quando as pessoas me dão crédito por isso. Mas o que eu vejo é que eu fui capaz de plantar muito boas sementes que outras pessoas cultivaram...tem sido um trabalho coletivo de muita gente...essa tem sido talvez a minha maior vitória", refletiu em entrevista ao Olympics.com

Após o bicampeonato mundial, Avancini resumiu no Instagram sua carreira até aqui. "Sou muito grato a Deus por tudo que vivi e aprendi como ciclista. Muitas lições vieram dos momentos mais doloridos - por fora e por dentro. Hoje, maior do que a alegria de ser Campeão Mundial, é poder dizer, mais uma vez, que vale a pena acreditar! Valeu a pena continuar acreditando!"

Nascido numa família cristã e vivendo sua juventude na Igreja Assembléia de Deus, Avancini é hoje líder de jovens na Igreja Metodista Nova Itaipava, mas durante muito tempo ele se perguntou se o caminho de ciclista profissional fazia sentido na sua vida como cristão. Seu dilema estava relacionado sobre os frutos que ele daria para o reino de Deus, pois quanto mais viagens e campeonatos menos ele frequentava os cultos e a escola dominical, o que poderia estar o afastando do relacionamento com Deus. 

Avancini concluiu na entrevista que, apesar de ser importante a participação presencial, ele podia crescer espiritualmente através de oração, leitura e falando de Deus para outras pessoas.

"Para mim, a bicicleta foi um instrumento de Deus para transformar minha vida, e com a transformação da minha vida, consegui transformar a de outras pessoas," disse também em 2018 em outra entrevista (ativo.com)


Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Avancini

https://olympics.com/pt/noticias/henrique-avancini-a-bicicleta-e-um-instrumento-de-desenvolvimento-de-evolucao

https://www.youtube.com/watch?v=K6aymTvjfkE

https://www.ativo.com/bike/mountain-bike/henrique-avancini-fe-no-poder-da-bike/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira