2023 WORLD ATHLETICS CROSS COUNTRY CHAMPIONSHIPS - Jacob Kiplimo (UGA)

2023 WORLD ATHLETICS CROSS COUNTRY CHAMPIONSHIPS - Jacob Kiplimo (UGA)

19FEV2023. A 44a edição do Mundial de Cross Country, que aconteceria em 2021 em Bathusty, Austrália foi adiada para 19 de fevereiro de 2023, por causa das restrições de viagem no país.

O título da corrida senior permaneceu com a Uganda, após as vitórias de Joshua Cheptegei em 2019, seguido por Jacob Kiplimo, que na época tinha apenas 18 anos. Neste ano as posições se inverteram com Kiplimo se tornando campeão individual adulto pela primeira vez e Cheptegei com o bronze. O etíope Berihu Aregawi ficou com a prata.

O Mundial de Cross Country sempre é uma prova muito disputada com os melhores corredores da atualidade buscando o título. Neste ano o grupo líder tinha o campeão olímpico dos 10000m Selemon Barega da Etiópia, o recordista mundial de meia maratona Kbiwott Kandie e o bicampeão da prova e tricampeão mundial de meia maratona Geoffrey Kamworor do Quênia, além dos ugandenses.

Jacob Kiplimo esta só agora mostrando que é a promessa e o sucessor do campeão olímpico dos 5000m e bicampeão mundial de 10000m, Joshua Cheptegei. Após a prata em 2019, ele ainda está tendo altos e baixos como a lesão que o impediu de participar do Mundial de pista em 2019. Mas logo após a pandemia ele surgiu como o novo campeão mundial de meia maratona. Kiplimo ainda é jovem, tem 22 anos, e desenvolvendo seu corpo e mente. É um dos melhores corredores da atualidade, alcançando o bronze nos Jogos Olímpicos e no Mundial (10000m). "Jacob vem de uma família onde quase todos são atletas," disse seu mentor Peter Chelangat ao New Vision Sports. Então é uma espécie de gene que ele herdou. Seu pai era atleta, e quando você olha para seus irmãos: Chemonges Robert está correndo, Jelimo Oscar esta correndo, seu irmão Victor está correndo e também um irmão chamado Chelangat Peter, que corre. Você percebe que há algo espcial nesta linhagem familiar."

"Então juntando a isso, quando você olha pra vida de Jacob, ele é alguém que é muito disciplinado como atleta. Ele se disciplina a um ponto que treina muito pesado. Ele também frequenta igreja. Ele sabe que tem que viver uma vida correta. Ele tem que se alimentar direito e então também servir a Deus."

Em sua igreja ele disse, "Continue acreditando em Deus e tudo ficará bem."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Kiplimo

https://www.newvision.co.ug/category/sports/the-best-is-yet-to-come-from-jacob-kiplimo-84348

https://worldathletics.org/competitions/world-athletics-cross-country-championships/bathurst23/news/report/report-2023-senior-men-kiplimo

https://ne-np.facebook.com/ElgonRadioKapchorwa/videos/continue-believing-in-god-and-everything-will-be-well-jacob-kiplimo/1294397174653318/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira