2023 WORLD SINGLE DISTANCES SPEED SKATING CHAMIONSHIPS - JORDAN STOLZ (USA)

2023 WORLD SINGLE DISTANCES SPEED SKATING CHAMIONSHIPS - JORDAN STOLZ (USA)

05mar2023 O americano Jordan Stolz fez história neste final de semana ao se tornar o primeiro atleta a vencer três ouros em Mundiais de distâncias únicas, após superar o vice-campeão olímpico dos 1000n Laurent Dubreuil do Canadá nos 500m, o campeão olímpico Thomas Krol da Holanda nos 1000m, e o bicampeão olímpico Kjeld Nuis da Holanda nos 1500m.

Aos 18 anos de idade, Jordan estreou em competições internacionais na Copa do Mundo 2021-22 e estabeleceu o recorde mundial junior e o recorde americano nos 500m na temprada seguinte.

Classificado para Pequim 2022, sua melhor colocação foi 13o lugar mas ele continuou determinado para chegar rápido no lugar mais alto do pódio. Em novembro de 2022 Stolz tornou-se o mais jovem atleta a vencer provas individuais de Copa do Mundo e em fevereiro de 2023, ele foi o campeão geral do Mundial Junior, ganhando cinco medalhas de ouro. Um Mês depois superaria os campeões olímpicos dos 1000m e 1500m no Mundial adulto, realizado na Holanda (Heerenveen).

O segredo do sucesso, para Stolz, vem de sua genética. "Meu corpo. O comprimento dele. O tamanho de meu fêmur e pernas. Mais pernas do que tronco. Tudo certinho. Nada desproporcional." Já seus pais acreditam que a motivação do filho vem da religião. A família é toda cristã nascida de novo. "Quando eles eram pequenos nós dizíamos a eles que Deus deu a eles um dom, pés rápidos,  melhor usá-lo adequadamente, e eles sempre fizeram."

Mas para o amigo Jon Tobon, a transformação veio após o Mundial junior realizado em fevereiro de 2020. "Depois que voltamos daquela viagem, apenas me lembro de vê-lo todo dia na bike de potência," disse Tobon. Durante a temporada, ele pedalaria em seu porão no meio do dia. Uma vantagem para quem faz home-schooling.

Outro segredo para Stolz ter alcançado o topo vem de seu treinamento. Ele era treinado por Shane Davis, ganhador de quatro medalhas olímpicas até Davis se tornar consultor da equipe chinesa. Então Stolz tirou Bob Corby de sua aposentadoria. Mas Stolz não segue cegamente o treinador. “Eu ouço meu treinador e ainda posso fazer minhas  próprias coisas e descobrir as coisas por mim mesmo, algo que o treinador não entenderia”, disse. Depois que sua mãe sai do trabalho, ela filma o filho antes de levá-lo pra casa. Ela achava que ele estava muito tempo navegando na internet até descobrir que ele estava estudando seus movimentos nos videos.


Fontes

https://olympics.nbcsports.com/2023/03/05/jordan-stolz-speed-skating-world-championships-1500-meters/

https://www.nytimes.com/2022/02/10/sports/olympics/jordan-stolz-united-states-speedskating.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_Stolz



Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira