2x FIS ALPINE WORLD CUP CHAMPION -  OLE KRISTIAN FURUSETH (NOR)

2x FIS ALPINE WORLD CUP CHAMPION - OLE KRISTIAN FURUSETH (NOR)

02abr2023. Nascido numa região plana da Noruega, nada indicava que o jovem Ole Kristian se tornaria um esquiador de downhill. Além de morar longe das montanhas, o país também não tinha tradição no Esqui Alpino. Ole implorou por muito tempo e seus pais finalmente compraram o par de esquis de slalom e o jovem treinou mais que todos os noruegueses antes dele.

Sua primeira competição internacional foi no Mundial junior em 1985 aos 18 anos terminando em 11o no downhill e 19o no giant slalom. Ole estreou na Copa do Mundo no ano seguinte mas sua primeira vitória veio em 1989 quando teve uma grande temporada.

Após vencer 3 etapas ele conquistou o título da Copa do Mundo na disciplina Giant Slalom. No ano seguinte ele venceria novamente a Copa do Mundo e a medalha de bronze no Mundial realizado em Saalbach 1991. Nos Jogos Olímpicos de Albertville 1992 ele terminou em 5o lugar no Giant Slalom, 4o no Super-G e 7o no combinado.

Após participar das temporadas seguintes sem muitos resultados expressivos, Ole obteve seu resultado mais importante na carreira, conquistando a medalha de prata no slalom dos Jogos Olímpicos de Nagano em 1998.

Mas Ole descobriu que existem coisas mais importantes na vida do que medalhas e vitórias no esporte. "Ser um cristão é a vitória mais linda que alguém pode experimentar," disse. "É glorioso quando você aceita Jesus como seu Senhor. Tudo pode acontecer na vida, e lesões podem arruinar uma carreira. Mas você pode sempre construir sua salvação através de Jesus. Acredito em perdão e em um Deus que sempre quer o melhor para nós. Acredito que ele tem um plano para minha vida."

Todos os noruegueses conhecem Ole Kristian Furuseth e sua fé, pois ele nunca escondeu isso. “Como adulto, não tenho problemas em falar sobre minha fé. Não há necessidade de se envergonhar do evangelho de Jesus Cristo”, diz ele. “Eu sempre levo minha Bíblia comigo quando viajo e a leio todos os dias. Eu também rezo com frequência. É importante e útil falar com Deus todos os dias. O Salmo 37:5 sempre significou muito para mim. Diz: Deixe o Senhor guiar sua vida e confie nele, ele tudo fará. Isso não significa que Deus vai me ajudar a vencer competições. Não! Neste Salmo, porém, tenho a certeza de que Deus sempre faz parte da minha vida e cuida de mim. Posso confiar nisso e, em última análise, não importa se terminei em primeiro ou em último na corrida.”


Fontes

https://www.bible.com/de/reading-plans/17754-spitzen-sportler-begegnen-gott/day/16

https://en.wikipedia.org/wiki/Ole_Kristian_Furuseth

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira