3X OLYMPIC AND 8X WORLD CHAMPION - ADAM PEATY (GBR)

3X OLYMPIC AND 8X WORLD CHAMPION - ADAM PEATY (GBR)

16jul2023. O britânico Adam Peaty é o nadador de peito mais dominante de todos os tempos. Ele ganhou o ouro nos 100m peito no Rio 2016, sendo o primeiro britânico após 24 anos e defendeu com sucesso o título nos Jogos de Tóquio 2020. Ele também ajudou o revezamento misto medalha de ouro e os revezamentos medley com a prata em 2016 e 2020.

Em abril de 2023, Peaty abandonou o campeonato nacional revelando que teve depressão, problemas com álcool e também foi diagnosticado com ADHD. Segundo entrevista ao Mail Sport, Peaty explicou os motivos que o levaram a uma "carga acumulada" de estresse. Ele mencionou uma exposição que não estava acostumado no programa Strictly Come Dancing em 2021. Outro grande fator foi uma lesão no pé durante um Camp de treinamento em maio que o fez perder o Mundial do ano passado. "Eu deveria ter parado. Não deveria ter ido ao Commonwealth. Me corroo com esta derrota. Estava usando isso de forma errada."

Ele também lutava com o encerramento do relacionamento com Eiri Munro, mãe de seu filho George de dois anos. "Foi muito duro no começo. Como muitos pais sozinhos, você luta por causa da culpa. Você quer estar junto pelas crianças ou criança... É muito difícil ser um atleta profissional e pai atuante, mas espero que um dia ele entenda."

Ele entrou no que chama de "espiral autodestrutiva", que o levou em direção ao álcool, mas não foi a primeira vez. "Meu cérebro queria escapar e me tirar do que eu fazia todo dia," explicou.

Mas Peaty está descobrindo sua recente fé que o fez retomar aos treinos e o foco nos próximos Jogos. Ele explicou como uma conversa com um clérigo,  chamado capelão olímpico Ashley Null, tem o ajudado a se libertar de suas lutas psicológicas. "É sobre ser uma pessoa melhor," disse o campeão que está indo à igreja todo domingo. "Não apenas ser um atleta melhor e cumprir meu dom, mas também ser um pai melhor para o George. Há tantas outras razões. Fica bastante profundo. Mas é grande ser parte disso."

Além de frequentar igreja, Ele também tem conversado com psicólogos e escrito artigos. Treinar crianças na AP Race Clinics também dá a ele outro propósito, enquanto faz corridas e caminhadas nos parques nacionais. "Como atletas, esperamos uma medalha de ouro para consertar todos nossos problemas pois isso é a única coisa que preocupamos, a sensação de dever cumprido. Mas assim que você percebe que não conserta nada, isso se torna a coisa mais fria pois você se sacrificou tanto. Você precisa ter certeza que tem consciência destas coisas."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Adam_Peaty

https://www.dailymail.co.uk/sport/othersports/article-12228291/Adam-Peaty-reveals-newfound-faith-helped-overcome-alcohols-destructive-spiral.html


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira