3X WORLD CHAMPION CYCLING - LEE WAI-SZE (HKG)

3X WORLD CHAMPION CYCLING - LEE WAI-SZE (HKG)

07mai2023. Sarah Lee Wai-Sze pode não ter conquistado a tão sonhada medalha de ouro olímpica mas a ciclista de pista entrou para a história ao se tornar a primeira e única atleta de Hong Kong a ganhar medalhas em duas olimpíadas.

Em Londres 2012, ela ganhou o bronze no Keirin, que foi a terceira medalha olímpica da história de Hong Kong. Um ano depois veio o Mundial e Sarah se tornou a primeira atleta do país a vestir a tradicional camisa com listras.

Após a queda nos Jogos do Rio 2016, ela continuou sua evolução e conquistou seu terceiro Mundial em 2019.

Desacreditada pela idade, ela competiu em Tóquio 2021 aos 34 anos e conquistou seu segundo bronze olímpico, desta vez na prova de sprint.

Sarah virou celebridade em seu país pelo alto nível técnico que alcançou, ganhando 19 ouros no Campeonato asiático e três campeonatos mundiais entre 2011 e 2020.

Mas quem conheceu a pequena jovem anêmica que reclamava de fraqueza durante as aulas de educação física da Escola Católica Bishop Paschang e do Colégio Leung Shek Chee não imaginaria onde Sarah chegaria.  Ele descobriu o ciclismo de estrada em 2003 mas por pouco não desistiu da carreira após um acidente onde quebrou vários ossos e sofreu três cirurgias aos 19 anos.

A ida para os Jogos de Pequim, ainda com ataduras no corpo, a motivou a continuar perseguindo o sonho olímpico. A religião também ajudou-a neste período que ficou extremamente deprimida. Naquela época, um estudante pregou o evangelho para ela e desde então ela tem sido uma cristã participativa.

Além de se matricular num curso online de teologia, ela também iniciou sua graduação na Hong Kong Baptist University. "Após me aposentar, espero que possa usar minha pouca popularidade para pregar o evangelho para outros," disse a campeã que confessou que nunca pensou em se tornar uma pregadora no futuro. A campeã também revelou que sempre leva a Bíblia nas viagens, ora todas as vezes antes das competições e não esquece de agradecer seu técnico, família e Deus. "A leitura da Bíblia me acalma e evita a derrota porque há muita competição por medalhas."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Lee_Wai-sze

https://www.thestandard.com.hk/breaking-news/fc/4/178466/I-did-my-best-and-have-no-regrets:-Sarah-Lee

https://www.inkl.com/glance/news/who-is-sarah-lee-from-an-anaemic-youth-to-world-champion?section=personalized

https://archive.ph/20130416020221/http://www.upwill.org/news/daily-news/9432-lee


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira