3x WORLD CHAMPION FORMULA ONE - AYRTON SENNA (BRA)

3x WORLD CHAMPION FORMULA ONE - AYRTON SENNA (BRA)

01maio2021. Há 27 anos atrás, faleceu em um acidente no Grande Prêmio de San Marino um dos maiores pilotos de Fórmula 1 brasileiro, Ayrton Senna da Silva.

Ele conquistou três campeonatos mundiais em 1988, 1990 e 1991, e ganhou 41 Grandes Prêmios e 65 pole positions. Para muitas pessoas, Ayrton Senna é o melhor piloto de todos os tempos no automobilismo mundial. Nasceu em 1960 na cidade de São Paulo e aos 4 anos já começou aprender a andar em carrinhos, apesar de um diagnóstico médico que acusava problemas de coordenação motora. No ginásio Senna era conhecido pelas brigas no recreio. 
Ao se transferir para o tradicional Colégio Rio Branco seus professores destacaram sua timidez. O que Senna gostava mesmo é de sentar no fundo da sala e desenhar carros no caderno. A paixão pelo automobilismo era grande e com 13 anos iniciou oficialmente nos campeonatos de kart, sendo vice campeão mundial em 1980. A partir daí, venceria a maioria dos campeonatos da fórmula Ford, fórmula 3 inglesa, ingressando na fórmula 1 aos 24 anos pela equipe Toleman. 

O primeiro campeonato mundial veio em 1988, quando estreou pela equipe McLaren, ao lado de Alain Prost. A dupla venceu 15 das 16 corridas disputadas e a competição acirrada entre os dois, prejudicou o relacionamento e provocou um alto número de acidentes. No último GP da temporada no Japão, fez uma declaração à revista Playboy que surpreendeu o mundo. Segundo Senna, no final da corrida que lhe daria o primeiro título mundial, teve uma visão: “Eu estava pedindo a Ele pela vitória. Deus me deu um campeonato de luta, conquistado na penúltima prova do ano, como todo piloto sonha. Era um presente enorme. Mesmo orando, eu estava super concentrado, me preparando para uma curva longa, de 180 graus, quando vi a imagem de Jesus. Ele era tão grande, tão grande...  Não estava no chão. Estava suspenso, com a roupa de sempre, uma luz em volta. Seu corpo inteirinho subia para o céu, alto, alto, ocupando todo o espaço. Ao mesmo tempo em que tinha esta inscrível imagem, eu guiava um carro de corrida. Guiava com precisão, com força...  é de enlouquecer, não é? É de enlouquecer.”

Neste ano Ayrton Senna tinha se convertido a fé evangélica, passando a receber orientação espiritual do ex piloto Alex Dias Ribeiro, presidente dos Atletas de Cristo, que o presenteou com uma Bíblia. Concordaram em não contar para ninguém. O segredo durou um ano mas Senna leu um trecho da Bíblia que dizia: “Abre tua boca e colocarei nela as minhas palavras”. Aí Senna acabou dando entrevistas sobre o assunto. Acabou o segredo. Ele foi bombardeado, Prost aproveitou para sacanear e ele se retraiu. Alex Dias comentou: “Acredito que a crença dele em Deus era genuína. Mas o comportamento aqui na Terra deixava um pouco a desejar...  (risos). O tempo que ele perdeu com uns picaretas da fé poderia ter sido aproveitada para o crescimento espiritual dele.”

No livro Ayrton: O herói revelado, Ernesto Rodrigues conta a opinião de Galvão Bueno, que acha que Ayrton teve um momento de graça na vida dele: “Aquilo foi um êxtase no meio da nuvem de spray levantada pelos carros na pista molhada, uma imagem que o espírito dele queria que fosse vista.” Ernesto diz também que Galvão não questionou a fé religiosa de Senna, mas garantiu que o piloto, apesar das interpretações entusiasmadas que foram feitas em muitas reportagens futuras, jamais se imaginou grande ou importante o suficiente a ponto de “ficar conversando com Deus”. E mais: depois daquela tarde em Suzuka, até sua morte 5 anos mais tarde no acidente do Grande Prêmio de San Marino em Ímola, Ayrton nunca mais voltou a fazer comentários sobre visões de Deus. Pelo menos, com Galvão. Mas nas entrevistas sempre falava de vida: “Deus me dá força. A vida é um presente que Deus nos deu e que somos obrigados a tratar com cuidado”.

Os valores cultivados durante a vida de Senna foram a base para a criação do Instituto Ayrton Senna, pois sempre demonstrou preocupação  pela desigualdade social no país e nutria um profundo desejo de ajudar a transformar a realidade por meio de ações efetivas com as novas gerações. Para ele: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação.”

Fontes
http://www.terra.com.br/istoegente/243/reportagens/gente_fora_da_serie_01.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/biografias/1328209
http://lenabello.fotopages.com/
http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/br/inst_senna.asp
http://www.abrali.com/033fatos_e_personagens/ayrton_senna_1_de_maio/ayrton_senna.htm
http://www.brasilth.com.br/personalidades/verpersonalidades.asp?id_num=1

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira