6X WORLD CHAMPION - 2X OLYMPIC MEDALLIST - Blanka Vlasic - Croatia

6X WORLD CHAMPION - 2X OLYMPIC MEDALLIST - Blanka Vlasic - Croatia

Blanka Vlasíc desde criança esteve envolvida com esportes. Seu pai Josko Vlasic era um decathleta que bateu o recorde croata e a levou para o atletismo. No começo ela sonhava em ser velocista, até descobrir o talento no salto em altura, já que era alta e esbelta.

Sua estréia em competições internacionais aconteceu em seu primeiro título mundial Junior, onde repetiu a conquista dois anos depois. O auge veio 7 anos depois, com os títulos consecutivos (2007 e 2009) nos Mundiais de Osaka e Berlin. Nos Jogos de Pequim 2008, Blanka ficou com a prata, apesar de saltar a mesma altura que Tia Hellebaut da Bélgica (2m05). A sorte de Tia foi ter errado três saltos anteriores mas acertado os 2m05 na primeira tentativa, enquanto Blanka não errou nenhum salto, mas errou a primeira tentativa dos 2m05. Ambas não conseguiram superar os 2m07.

Blanka continuou a boa fase em 2010, sendo escolhida atleta do ano 2010, quando ganhou seu segundo Mundial Indoor em Doha. Após a prata no Mundial de Daegu 2011 ela decidiu operar seu tendão de Achilles lesionado desde o ano anterior, ficando de fora dos Jogos de Londres 2012. Seu retorno se deu em 2013 mas ela ainda não estava confiante, até que no Mundial 2015 ela conquistou uma prata com gosto de ouro, após tudo que passou.

Blanka embarcou para os Jogos do Rio apesar de ter realizado outra cirurgia em seu tendão meses antes. Ela admitiu que foi uma situação de dúvida "devo ir ou não? porque seria uma prova "com uma perna". Mas ela já havia passado por isso nos Jogos de Londres e decidiu arriscar em vez de assistir deprimida e em lágrimas os Jogos pela TV.

Com uma fisionomia de dor, Vlasic chegou às finais do Salto em Altura. "Nem um livro seria suficiente para explicar porque isso é outro milagre de Deus. Toda glória para Jesus," disse após saltar 194cm. Suas orações durante as finais não eram para ganhar o ouro mas para Deus dar a ela forças para terminar. Ela acredita que Ele quis mostrar a ela que algumas coisas que contava em sua vida não precisava acontecer, se Ele decidisse assim.  "Todas as medalhas são de Deus, mas essa aqui é principalmente Dele," disse a medalhista que entrou para a história como  a sétima atleta a conquistar 2 medalhas olímpicas no salto.

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Blanka_Vla%C5%A1i%C4%87
https://cruxnow.com/global-church/2016/09/croatian-athlete-wins-olympic-bronze-takes-spiritual-gold/

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira