AFRICAN CHAMPIONSHIPS 2022 - MAURITIUS - Ferdinand Omanyala (KEN) - 100m

AFRICAN CHAMPIONSHIPS 2022 - MAURITIUS - Ferdinand Omanyala (KEN) - 100m

12jun2022. O queniano Ferdinand Omanyala superou no photofinish o campeão mundial, campeão da comunidade britânica e tricampeão africano Akani Simbine (RSA) para se tornar o novo campeão africano 2022 nos 100m, com o tempo de 9.93. Com a ajuda de Ferdinand, o Quênia também venceu o revezamento 4x100m, mostrando que o Quênia já é uma potência também entre os velocistas.

Em setembro de 2021, o campeão africano também bateu o recorde africano, registrando a oitava melhor marca de todos os tempos, após alcançar 9.77 em Nairobi.

Ferdinand era calouro da Universidade de Nairobi quando iniciou no atletismo em 2016, após um amigo perceber sua velocidade nos treinos de Rugby e em pouco tempo já registrou 10.4 em sua primeira competição.

Nos Jogos de Tóquio, Ferdinand por pouco não entrou nas finais dos 100m, ficando a apenas 0.04 do medalhista de prata Fred Kerley e 0.02 do bronze Andre De Grasse.

Após se tornar o líder do ranking em 2022 com o tempo de 9.85 ele tuitou: " 'Maior é Jesus em mim do que aquele que está no mundo' 9.85 World Lead. Obrigado Time, Nós damos a Deus a glória e foco na próxima missão. Obrigado a todos que acreditaram em mim."

O recorde africano foi o suficiente para Ferdinand se tornar herói nacional, mesmo antes de vencer o africano. "Fui premiado como herói nacional entre 200 outros grandes quenianos. Sou grato ao ministro dos esportes, Cultura e Herança, ao conselho dos heróes nacionais para minha nominação, ao meu país por reconhecer meu trabalho duro e a Deus, por preparar o caminho a minha frente. Eu oro para continuar impactando positivamente as pessoas ao meu redor e fazer o povo do meu país orgulhoso."  

"Foi verdadeiramente uma grande temporada," disse após se tornar o africano mais rápido. "Estou animado que fechei a temporada com minha última corrida em casa. Estou tão feliz que cheguei no final da temporada com uma milhagem tão monumental, esta temporada tem sido grande, toda vez que pisei nas pistas. Testemunhei o poder de meu trabalho duro, determinação, resiliência, orações e seu apoio. Sou abençoado, sou grato a deus e a todos que estão fazendo parte da minha jornadae compartilhando meu crescimento." 

Fontes
https://twitter.com/Ferdiomanyala/status/1523040448406687744
https://sportsbrief.com/athletics/9572-ferdinand-omanyala-issues-bold-statement-after-being-recognized-national-hero/
https://www.pulselive.co.ke/sports/sprinter-ferdinand-omanyala-wins-prestigious-award-photo/4w9d83e
https://www.fisu.net/news/fisu-athletes/africa-s-fastest-man-ferdinand-omanyala-on-his-memorable-2021-athletics-season

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira