ASSOCIATION OF SURFING PROFESSIONALS - 3X WORLD CHAMPION TOM CURREN  (USA)

ASSOCIATION OF SURFING PROFESSIONALS - 3X WORLD CHAMPION TOM CURREN (USA)

29jan2023. O americano Tom Curren foi campeão mundial em 1985, 1986 e 1990, e venceu 33 eventos em sua carreira profissional, sendo batido apenas por Kelly Slater.

Considerado uma lenda no surfe, ele falou a uma platéia de 40.000 pessoas de uma cruzada evangelística no Estádio de Anahein, "O oceano é um sinal do poder de Deus. É realmente bom viver para Jesus Cristo."

Mas o tricampeão nem sempre esteve firme com Jesus. Ele teve alguns encontros com maconha e bebida quando era adolescente, mas o surfe sempre prevalecia e ele se tornou um prodígio, vencendo alguns títulos e o Mundial Junior amador. Seu pai surfista de ondas grandes fazia pranchas, enquanto sua mãe cuidava da loja de bikinis. Mas o casamento não deu certo e Pat Curren deixou a esposa recém convertida a fé evangélica quando ele tinha 17. Tom então se tornou profissional aos 19 anos mas sua fama de drogado se espalhava pelo mundo do surfe. 

Tom se voltou para a fé e retornou às competições, construindo seu legado de surfista com um estilo suave, ritmico, com velocidade, forca e batidas únicas. "Para ser honesto houve uns anos que eu realmente não estava fazendo nada, Eu estava bastante perdido, acho," disse a Surfer Magazine, "Para mim, é apenas Jesus lá e Ele é de graça, e tudo que preciso. É algo onde sei que não sou o único a lutar contra o álcool. Estou indo muito bem no momento.”

Então após dois campeonatos mundiais os hábitos da juventude afundaram-no novamente. Foi sua devota mãe que o resgatou. Ela pregou, orou e o levou para o caminho correto. "O pastor do culto de libertação disse, 'Este não é o programa de 12 passos; é um programa de um passo.' Apenas morrer para você mesmo e sacrificar a carne e basicamente colocar Cristo em primeiro lugar," disse. "Este ensino é difícil, eles cutucam bem na ferida..."

Com sua comunhão restabelecidade, Tom Curren voltou ao topo sendo invencível na temporada de 1990, conquistando seu terceiro título. "Deus tem me levantado e quebrado as correntes e colocado sua luz nas coisas da maneira que só Ele pode”, disse Tom.


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Curren

https://www.godreports.com/2015/11/surfing-great-overcame-addiction-after-he-put-god-first/

https://www.surfertoday.com/surfing/the-life-and-career-of-tom-curren


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira