ATIVISMO DENTRO E FORA DAS PISTAS Evelyn Ashford - EUA

ATIVISMO DENTRO E FORA DAS PISTAS Evelyn Ashford - EUA

09ago2009. Evelyn Ashford ganhou popularidade no colégio competindo e vencendo atletas do sexo oposto. Chegando na universidade, era a única mulher com bolsa integral numa das mais famosas universidades americanas (UCLA). Com 19 anos foi selecionada para os Jogos Olímpicos de Montreal, alcançando um ótimo resultado (5° lugar nos 100m rasos). Após concluir os estudos se dedicou 100% para os jogos de Moscou mas o boicote dos EUA deixou-a arrasada. Abandonou tudo e viajou com o marido. Mas o sonho olímpico não havia acabado.

Evelyn Ashford participou de 4 olimpíadas e é a única atleta nos EUA (atletismo) a ganhar 4 ouros olímpicos, 1 prata e ainda bater o recorde mundial no ano de 1984. Em Seoul carregou a bandeira americana e participou de sua última olimpíada com 35 anos. Atualmente é membra do US anti-doping agency e atua em numerosos programas e eventos promovendo literatura e igualdade de oportunidades para os sexos (Prêmio Flo Hyman).

A atleta do ano (81 e 84), vencedora do ESPY em 1993 e estrela do Hall da Fama (97) credita seus feitos a sua FÉ EM DEUS. "Não seria capaz de fazer o que fiz sem fé. (...) Minha corrida é uma maneira de expressar minha fé, porque há muitas dificuldades. Acredito que Deus me deu talento... e quero retribuir a ELE porque ele cuida de mim e supre minhas necessidades."

Antes do recorde mundial, Evelyn relembra que ficou muito nervosa. "Eu tinha orado e orado a noite anterior. Realmente achava que Deus estaria comigo na corrida. "Apenas tenha fé" a voz me acalmou."

A bíblia é meu guia, se estou bem ou não. Deus realmente tem me ajudado nos momentos difíceis. Minha fé nEle tem ajudado a me superar dentro e fora das pistas.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira