CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 Fluminense

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 Fluminense

05dez. Após 26 anos sem títulos, o Fluminense conquista seu terceiro campeonato brasileiro. A atual fase do tricolor carioca começou em 2009, quando quase foi rebaixado para a série B do Brasileirão, pois há dois anos tinha o foco na Libertadores de América (vice-campeão 2008) e na Copa Sulamericana (vice-campeão 2009). Foi na Copa Sulamericana de 2009 que o time foi apelidado de Time Guerreiro. O jogador Gum, com a cabeça enfaixada, marcou o gol aos 47min que deu a classificação para a final. O maracanã gritava: "Gum Guerreiro! Gum Guerreiro!
Em 2010, o responsável por fazer com que o time continuasse guerreiro foi Muricy Ramalho. "Ele conseguiu tirar o melhor de cada um e motivar todo mundo, " conta o jogador Fred. O time confiou ainda mais em Muricy quando disse não à Seleção Brasileira. "Mas eu tinha de ser leal a quem me contratou. E aí, Deus me ajudou..." revelou o técnico 4x campeão brasileiro. "Deus Premia a quem é honesto, trabalhador, vencedor. Quem não faz as coisas com maldade," completa o técnico que poderia ter feito um acordo para ir à seleção.

Mas Muricy precisava de grandes jogadores para se tornar campeão. No elenco, estrelas contundidas como Fred, Emerson e Deco, e guerreiros como Conca, escolhido melhor jogador do brasileiro, exemplo a ser seguido por todo o time e uma grande pessoa, Gum, Marquinhos e Washington. "Eu quero sempre ter o Washington no meu time. Ele é honesto, homem trabalhador," falou Muricy. Washington explicou o jejum de gols quando o fluminense perdeu de 2 a 1 para o Corinthians. "Naquele jogo fiz um gol e alcancei a artilharia. Como perdemos, disse que trocaria todos eles pelo título do campeonato. Parece que Deus me ouviu e está escrevendo da maneira Dele."
Quanto à má fase de Fred, Muricy chamou Fred e disse "para ele dar uma parada. Ir para a igreja, rezar. Se acalmar... Ele fez o que eu falei e o resultado está aí." Fred confirmou na entrevista para o Globo Esporte uma semana antes do título: (A quem dedicaria o título) "Por trás da gente sempre tem muitas coisas. Primeiramente, sempre vem de Deus. Depois, minha família - pais, irmãos, filha -, pessoas que estão do meu lado em todos os momentos..."

A exemplo de kaká e Lúcio, na seleção, Souza do Vasco, Lúcio Flávio do Botafogo e Fernando e Léo Moura do Flamengo, os pastores da bola do fluminense foram Gum e Marquinho. Mas Souza é taxativo: a fé, sozinha, não basta pra chegar à vitória. "Isso nunca! Deus abençoa quem trabalha..." Gum define os religiosos no esporte: "Minha concentração é para conquistar os objetivos e seguir a Deus."

Fontes:
http://www.botachopp.blog.br/lucio-flavio-lidera-cultos-de-atletas-de-cristo/
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20101203235724&cat=esportes&keys=legitimo-guerreiro-gum-leva-pele-marca-arrancada-sonha-heroi
http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2010/12/05/toda-magoa-do-tetracampeao-brasileiro-muricy-ramalho-com-o-futebol-de-sao-paulo/
http://www.guiame.com.br/v4/76459-1663-Fred-sonha-presentear-pai-apos-boleir-o-apos-e-a-torcida-do-Flu-com-t-tulo.html

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira