DIAMOND LEAGUE 2012 - Aries Merritt

DIAMOND LEAGUE 2012 - Aries Merritt

07set2012. A etapa final da Diamond League realizada em Bruxelas, Bélgica, encerrou o ano de Aries Merritt com chave de ouro e o título do torneio. Aries estabeleceu o novo recorde mundial nos 110m com barreiras com o tempo de 12.80, marca que pertencia a Dayron Robles (12.87) estabelecida em 2008. Os resultados de Merritt em 2012 transformaram-no no maior barreirista de todos os tempos. A incrível temporada de Merritt começou no campeonato americano em fevereiro, onde alcançou o recorde pessoal nos 60m com barreiras (7.43). Depois venceu o Mundial Indoor em março e vitórias nas etapas da Diamond League em Londres, Monaco, Lausanne, Birmingham, Berlin e Bruxelas. Nos Jogos Olímpicos de Londres, foi a primeira vez que Merritt conseguiu entrar no time olímpico. Ele conseguiu seu recorde pessoal na final, superando o recordista mundial e o campeão olímpico Jason Richardson com o tempo de 12.92. "Eu apenas tive sucesso em algo que ninguém nunca tinha feito. Venci em tudo que competi este ano e isso é uma benção que não posso dar outra coisa senão toda honra a Deus e toda Glória e Louvor a Ele," contou depois dos Jogos. O campeão também explicou que o segredo foi gastar um monte de tempo e horas em construir força no seu ponto fraco, que era o balanço de um lado do corpo.
Merritt estava ávido para correr mais rápido pois estava frustado que seus tempos não saiam da casa dos 12.90. O recorde não saia de sua mente, tanto que a senha de seu email, de seu celular, tudo era 12.85. "Minha visão era, quando eu quebrar o recorde mundial, correr para 12.85...  Agora tenho que mudar minhas senhas," ironizou o recordista.
Outra mudança que Merritt fez foi mudar os treinos para dar menos passadas até a primeira barreira. Ele também passou a temporada inteira sem lesões, segundo ele, graças à mudanças em sua dieta. "Estou mais magro e mais condicionado por causa de minha dieta. Sou capaz de recuperar mais rápido por causa da suplementação e alimentação adequada e não me machuquei este ano," explicou.
Em seu twitter, desabafou emocionado, "Palavras não podem explicar como me sinto agora! Dar a Deus toda homenagem. Obrigado a todos que apoiaram e acreditaram em mim."
 

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira