ОлімпійÑькі ігри London 2012 - Oleksandr Usyk
23ago2012. O ucraniano Olecsandr Usyk teve sua revanche contra o italiano Clemente Russo, que em Pequim 2008 ficou com a prata, para conquistar o ouro da categoria peso-pesado do boxe. Sua vida teve altos e baixos, momentos de glória e desapontamentos, mas apenas as adversidades dão uma força ofensiva para uma pessoa.
Usyk aprendeu a olhar nos olhos dos oponentes, antecipando os golpes e a permanecer firme até o último momento. Ele afirmou que seu segredo foram horas de treinamento desgastante e um constante trabalho técnico e de sparring. "Pessoalmente, eu venci a medalha de ouro graças ao treinamento, fé em Deus e ao técnico," revelou. Sua luta mais difícil foi a primeira contra o russo Artur Beterbiyev, pois estava nervoso e disputado ponto a ponto.
Na final contra o Clemente Russo, Usyk começou perdendo, mas reagiu e no terceiro round marcou 6-3, terminando a luta com 14 a 11. "Quando terminou o primeiro round, escutei o público inglês vaiando. Então percebi que estava perdendo por pontos, embora não tivesse perdido uma simples gota de sangue. Neste momento, ergui minha cabeça e comecei a orar," contou em entrevista para o site kianews.com.au. "Quando o gongo soou e levantei as mãos como vencedor, eu não acreditei que isto estava acontecendo comigo. Meus sonhos e objetivos tornaram-se realidade nesta noite."
Quando questionado sobre medo antes da luta o campeão declarou: "Não houve medo. A adrenalina deixa você um pouco nervoso mas eu vivo o boxe e nada melhor do que lutar. Quando você tem fé em Deus e oração em seus lábios, nunca temerá," declarou o campeão que repete o
'Pai Nosso' e o Salmo 90.
O atual campeão mundial também afirmou que ficou tocado quando sua filha Lisa falou com ele pelo skype antes da luta: "Papai, traga o ouro". O ucraniano então prometeu fazer o seu melhor e disse que este prêmio pertence à sua filha. Em relação à seu cabelo e tatuagem, ele disse que foi uma promessa feita no campeonato mundial caso conquistasse a vaga olímpica. A tatuagem é de um gerreiro que luta contra o mal e olha para frente. "Depois de tudo, a vida - é uma batalha, então você não pode descansar em suas conquistas.
Além de patriota, Usyk explica que atletas ucranianos, atores, apresentadores e outras figuras públicas famosas tem que inspirar os outros a se tornarem melhores com seus exemplos. "... estas pessoas tem que falar todos os dias que maus hábitos, como beber alcool, fumar e ingerir drogas, tem razão de serem chamados de mal. Nós precisamos promover o esporte e o estilo de vida saudável, assim como a necessidade por educação de qualidade. Se toda criança ucraniana for saudável e inteligente, nossa nação terá um grande futuro."