Eliminatórias da Copa Africa do Sul 2010 - Diego Maradona
25/10/2009. O técnico da Argentina Diego Maradona conquistou a vaga para a Copa de maneira dramática, na última rodada das eliminatórias. Além da garra argentina, o técnico também contou com ajuda divina, segundo entrevista realizada pelo Canal 3. "El Barba (nome que Maradona se refere a Deus) me salvou muitas vezes, espero que me salve desta vez também."
Maradona é considerado um dos melhores jogadores na história do futebol, sendo escolhido em 2000 o melhor jogador do século por votação pela internet com 53% dos votos, que não considerou unidade dos votos. A Fifa então decidiu fazer outra votação entre técnicos e jogadores, que elegeu Pelé, como jogador do século. Pelé no mundo é Rei, mas na argentina Maradona é Deus, segundo fundador da igreja Maradoniana de Rosário, que conta com cerca de 25 mil membros. Nas reuniões os fiéis cultuam Maradona que retribui: "Obrigado por tanto carinho. Isso que vocês cantam é o sonho que eu tenho. Agradeço com a alma. Deus estará conosco como em 1986. Tenham fé em Deus, no Deus verdadeiro, e tudo vai dar certo".
Na Copa de 86, Maradona foi decisivo na conquista do título. Contra a Inglaterra, Maradona fez o que foi considerado o GOL DO SÉCULO, diblando 6 jogadores desde o campo de defesa, além do gol de mão: "Fiz o gol com a minha cabeça e a mão de Deus."
Após 4 copas do mundo, um título mundial e um vice-campeonato, Jorge Valdano define o sentimento de muitos: "Ele é alguém que muitos querem imitar, uma figura controversa, amada, odiada, que provoca tumulto... pressionar sua vida pessoal é um erro..." Sobre o período em que esteve viciado e em tratamento, confessa: "Acho que El Barba me desligou da tomada e depois me ligou novamente"