FIBA AMERICAS Championship

FIBA AMERICAS Championship

11set2013. Foi o primeiro título do México no torneio que iniciou-se em 1980. Os EUA tem mais títulos (6) enquanto que o Brasil conquistou 4 torneios. O jogador mais valioso deste FIBA Americas foi o mexicano Gustavo Ayon, que também foi o melhor pontuador mexicano com uma média de 17,5 pontos por partida. Ayon também ficou entre os 5 melhores nos rebotes, enquanto que o mexicano Lorenzo Mata foi o melhor bloqueador com 1,1 bloqueio por partida.
Orlando Méndez e Hector Hernandez também foram decisivos nos jogos classificatórios, sendo os melhores pontuadores em 5 jogos da primeira e segunda rodada. "Nós jogamos pela bandeira mexicana, por nosso país, há um país inteiro atrás de nós," declarou Méndez após a classificação. "Mexico está agora entre os melhores times da FIBA America. Tem sido uma dura estrada para nós alcançar essa marca." O jogador de 27 anos nascido no Texas sempre sonhou em estar no campeonato mundial. Após crescer num ambiente de drogas e crimes, ele não esperava alcançar o sucesso. Seus irmãos entraram no crime mas ele não. "Eu também sofri bastante, com minha família sofrendo a vida de nossa vizinhança, e foi duro," ressaltou. "Com Deus e fé, e a ajuda de uma figura paternal como Abel Valdez, eu dei a volta e me tornei vitorioso e ainda tenho muitas coisas para realizar."
"É realmente inacreditável como sai de tudo isso," testemunhou ao Chicago Tribune. "Tenho um monte de amigos agora que ou levou tiro, ou está morto ou está na cadeia. Fui abençoado. Agradeço a Deus. Tenho sido realmente sortudo. Passar por tudo isso. Você pode fazer um filme disso, realmente."
Já o pivo Gustavo Ayon teve uma trajetória diferente, sendo draftado pela NBA aos 22 anos mas preferindo jogar por times no México e Espanha. Em 2011 ele decidiu jogar na NBA e teve a oportunidade de jogar os Playoffs contra o Miami Heat. "É algo para ter orgulho, não porque sou mexicano mas como jogador de basquete em geral," explicou com humildade o único jogador mexicano da NBA. "Qualquer jogador gostaria de estar nesta situação. Tenho isso, então dou graças a Deus por isso e estou feliz por estar aqui." No twitter ele definiu melhor seu sentimento. "Sem dúvidas amigos, porque Deus é o único que viu cada uma de minhas gotas de suor que deixei no caminho para a NBA," escreveu após o título.

Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira