FIBA WORLD CHAMPIONSHIP 2010 Yugoslavia - 5 vezes Campeã Mundial de Basquete
12set2010. A Iugoslávia é a maior vencedora de campeonatos mundiais de todos os tempos (70, 78, 90, 98 e 2002) seguida pelos EUA (54, 86 e 94) e URSS (67, 74 e 82) com 3 conquistas.
Um dos responsáveis pelo sucesso das seleções de 70, 74 e 78 foi o croata Kresimir Cosic. Ele é o maior medalhista em mundiais com 2 ouros e 2 pratas e participou de vários All-Star Games. Também conquistou 3 medalhas olímpicas (Ouro em Moscou 80 e prata no México 68 e Montreal 76). Cosic é considerado o primeiro grande jogador estrangeiro da NBA. Quando ingressou na Brigham Youth University em 69, conheceu a religião que transformaria suas convicções. Ele ficou conhecido como a estrela que sacrificou uma vida lucrativa na NBA para retornar para casa e dedicar sua vida à família e igreja, introduzindo a LDS Church na Iugoslávia. "Me juntei à igreja (...) por uma razão, e foi por causa do relacionamento que desenvolvi com Deus pessoalmente." disse. "Há centenas de razões para eu não me unir a Igreja, e uma única razão para eu me unir - porque é verdade."
O melhor jogador nos Mundiais de 1998 e 2002 (MVP) foi Dejan Bodiroga. O sérvio de 2 metros e 5 e 110kg preferiu jogar na Europa, ganhando títulos pelo Real Madrid, Olimpia de Milão, Panathinaikos e Barcelona, sendo escolhido Most Valuable Player na EuroLeague 2001-02-03, Spanish League (97-98-03-04) e Greek League (98-99). Dejan é um devoto Cristão Ortodoxo. No esporte muitos fãs chamam seus ídolos de Deus, deus do basquete, etc. Dejan pede para não fazerem isso. Para ele, os princípios da igreja representam as bases de todas suas ações. "Dejan é um grande exemplo para os jovens; sua fé por nosso Salvador, Jesus Cristo é incondicional. Ele representa o amor para a Igreja Ortodoxa em sua terra natal e em todo o mundo."
Durante décadas, sérvios, croatas, bósnios, eslovênios e macedônios unificaram a Iugoslávia transformando o país numa potência esportiva. Com a separação, a sérvia (que derrotou a Croácia nas finais do Mundial 2010) tentará superar Americanos, Turcos e Argentinos. O campeão mundial de 90 o sérvio Vlade Divac continuará seus esforços humanitários para tentar apagar a imagem dos crimes de guerra praticados pelo exército sérvio na guerra da Bósnia.
www.divac.com