FIFA WORLD CUP QATAR 2022 - Argentina National Football Team - 3rd title

FIFA WORLD CUP QATAR 2022 - Argentina National Football Team - 3rd title

08jan2022. A Argentina conquistou seu terceiro título mundial após superar a França, campeã em 2018, na final por 4-2 nas penalidades, após o empate de 3-3 na prorrogação.

Lionel Messi, 7x melhor jogador do mundo, liderou sua seleção em busca do tricampeonato tão sonhado pelos argentinos, marcando sete gols e entregando três assistências, ganhando também a chuteira de prata, já que o francês Kylian Mbappé marcou 8 vezes, sendo três na final. "Isso foi simplesmente louco que se tornou realidade desta maneira," Messi disse após o jogo. "Eu ansiava por isso durante muito tempo. Eu sabia que Deus traria este presente para mim. Eu tinha a sensação que seria desta vez."

Mas a Argentina por pouco não foi eliminada na primeira fase, após a derrota para a Arabia Saudida. No próximo jogo contra o México, a Argentina precisou recorrer a sua fé, já que neste dia seria comemorado exatos 2 anos da morte de seu ídolo Diego Maradona. Toda a delegação entendeu que seria o momento de honrar a memória dele "Sentimos muito a sua falta," discursou o técnico Lionel Scaloni. "É inacreditável que ele não esteja aqui conosco. Mas esperamos que ele esteja nos observando do céu e que amanhã seja um dia feliz para ele e para o povo argentino."

O argentino Papa Francisco também observava a final por pessoas próximas já que fez um voto de não assistir televisão em 1990. "Que esse importante evento possa ser uma ocasião de encontro e harmonia entre as nações, favorecendo a fraternidade e a paz entre os povos," disse.

Mas o goleiro argentino Emiliano Martinez, escolhido melhor goleiro pela sua atuação na final e não pelos seus oito gols sofridos (Yassine Bounou -Marrocos sofreu apenas 4 gols), não seguiu o conselho do Papa e provocou a torcida francesa fazendo um gesto obceno com seu troféu, tornando-se agora "o argentino mais odiado do mundo" 

Messi, que sempre faz o sinal da cruz e aponta para o céu após todos os gols, foi questionado se ele precisaria vencer uma Copa do Mundo para ser considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos ao lado de Maradona e Pelé. "A verdade é que eu agradeço a Deus por ter me dado tudo. Ele me deu tudo. Encerrar minha carreira com isso - mesmo após os últimos anos - é impressionante."


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/2022_FIFA_World_Cup#Awards

https://religionunplugged.com/news/2022/12/18/2022-fifa-world-cup-lionel-messi-leads-argentina-to-glory-thanks-god-for-success-in-epic-final 

https://www.correiobraziliense.com.br/esportes/2022/11/5054683-hermanos-clamam-por-dios-para-seguir-na-copa-do-mundo-2022.html 

https://exame.com/esporte/por-que-o-papa-francisco-nao-vai-assistir-a-final-da-copa-do-catar/


Alexandre Augusto de Oliveira

Alexandre Augusto de Oliveira